Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27126
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Renato Lopes da-
dc.contributor.advisorJones, Andrew-
dc.contributor.authorNardin, Matteo-
dc.date.accessioned2023-01-11T15:58:43Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.date.submitted2021-08-
dc.identifier.citationNardin, M. (2021). Strategic plan for Adagio startup: Digital networking for experiencing and co-creating responsible tourism in Italy [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27126por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27126-
dc.description.abstractThe project work, structured as a Strategic Plan, intends to propose an idea of business with the objective of contributing to sustainable and responsible tourism development in Italy through the involvement of digital innovations. The work has both academic and business oriented goals. The literature review highlights the importance of taking responsible actions and asserts the central role of digital networking as a means to foster sustainable approaches. The market analysis underscores the centrality of sustainability and digitalisation in tourism and the role of associations as stakeholders and certifications as tools of guarantee, being that the internal analysis highlights the relevance of the human resources and the co-creation and community concepts in customer relationships within the proposed business. The confrontation of the two analyses defines the competitiveness that is at the basis of the strategy. Therefore, the Strategic Plan presents the decisions taken in order to develop the idea of business as a digital startup until the scale up phase. The business, named Adagio, is represented by a mobile application which operates as a not-forprofit organisation, and the strategy focuses on a niche target. In the implementation phase, the constant monitoring of the operations and the refinement of the proposal aim to answer to the visitors!"needs, while preserving the values-oriented character. This work proposes an idea of business with the potential of positively changing the modalities of travel, from which can benefit the society and the environment.por
dc.description.abstractO trabalho do projecto, estruturado como um Plano Estratégico, pretende propor uma ideia de negócio com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento turístico sustentável e responsável em Itália através do envolvimento de inovações digitais. O trabalho tem objectivos tanto académicos como empresariais. A revisão bibliográfica destaca a importância de tomar medidas responsáveis e, afirma o papel central das redes digitais como um meio de promover abordagens sustentáveis. A análise de mercado sublinha a centralidade da sustentabilidade e da digitalização no turismo e o papel das associações como partes interessadas e, das certificações como instrumentos de garantia, sendo que a análise interna destaca a relevância dos recursos humanos e dos conceitos de co-criação e comunidade nas relações com os clientes no âmbito do negócio proposto. O confronto das duas análises define a competitividade que está na base da estratégia. Por conseguinte, o Plano Estratégico apresenta as decisões tomadas a fim de desenvolver a ideia de negócio desde a fase de startup digital até à fase de aumento de escala. O negócio, denominado Adagio, é representado por uma aplicação móvel que funciona como uma organização sem fins lucrativos, e a estratégia centra-se num nicho de mercado. Na fase de implementação, o acompanhamento constante das operações e o aperfeiçoamento da proposta visam responder às necessidades dos visitantes, preservando ao mesmo tempo o carácter orientado para os valores. Este trabalho propõe uma ideia de negócio com o potencial de alterar positivamente as modalidades de viagem, das quais pode beneficiar a sociedade e o ambiente.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPlaneamento estratégico -- Strategic planningpor
dc.subjectStartuppor
dc.subjectSustainable and responsible tourismpor
dc.subjectDigital innovationpor
dc.subjectTurismo sustentável e responsávelpor
dc.subjectInovação digitalpor
dc.titleStrategic plan for Adagio startup: Digital networking for experiencing and co-creating responsible tourism in Italypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203142560por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Erasmus Mundus em Desenvolvimento de Turismo e Culturapor
dc.date.embargo2024-09-23-
dc.subject.jelZ32por
dc.subject.jelM13por
dc.subject.jel1Z Other special topicspor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_matteo_nardin.pdf2,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.