Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27116
Autoria: Lopes, José Francisco Ferreira
Orientação: Ratinho, Susana Isabel dos Santos
Data: 19-Dez-2022
Título próprio: Management of passengers & luggage flows: The impact in total time spent in airports
Referência bibliográfica: Lopes, J. F. F. (2022). Management of passengers & luggage flows: The impact in total time spent in airports [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27116
Palavras-chave: Airport logistics
Passenger and baggage flows
Process management
Passenger experience
Logistics processes innovation
Waiting/queueing times
Logística de aeroportos
Fluxos de passageiros e bagagens
Gestão de processos
Experiência do passageiro
Inovação de processos logísticos
Tempos de espera
Resumo: Airports are, like train stations, bus stops, taxi ranks, among others, places where people wait, almost always, to make a trip. However, unlike the others mentioned, the time spent at an airport whenever a passenger wants to travel, is something that has always confused me. Why it has to be so difficult and stressful flight to somewhere else and why it takes so long to perform everything in order to being able to flight always generated some doubts in me. Nowadays, and after improvements and improvements in airport logistics, a passenger can expect to go through the following processes: check-in, security control, passports (if justified), boarding, only then does the trip begin. In addition to these main processes, there are also secondary processes that also interfere with the total time spent at the airport, such as baggage sorting and even parking. It was based on my interest combined with the analysis of the processes mentioned above that I decided to carry out this dissertation. The central question that I seek to answer is: “Will it be possible to reduce the total time spent at airports through better management of passenger and baggage flows?”. Basically, my goal is to look for a solution that optimizes one of the processes mentioned above and justify how that can optimize the passenger experience. To meet the objective, I intend to study the way in which the management of passenger and baggage flows is done as well as the management of the logistics carried out at airports. Only at this stage I will be able to analyze what can be done to improve the total time spent in airports.
Os aeroportos são, à semelhança de: estações de comboios, paragens de autocarro, praças de táxis entre outros, locais onde as pessoas esperam, quase sempre, com o objetivo de realizar uma viagem. Porém, ao contrário dos restantes mencionados, o excessivo tempo que é gasto em aeroportos sempre que um passageiro quer viajar foi algo que sempre me despertou interesse. O porquê de a realização de todos os processos necessários antes de viajar de avião levar tanto tempo e fazer com que na maioria dos casos, o passageiro ter que estar várias horas antes da viagem no aeroporto é algo que sempre me gerou dúvidas. Hoje em dia, e depois de muitas melhorias e inovações na logística de aeroportos a todos os níveis, um passageiro pode esperar ter que passar pelos seguintes processos: check-in, controlo de segurança, controlo de passaportes (caso se justifique), embarque e só então se inicia a viagem. Para além destes processos principais, há ainda processos secundários que interferem também no tempo total despendido no aeroporto, por exemplos a triagem de bagagens e até o estacionamento. Foi com base no meu interesse por este tema aliado à análise dos processos mencionados anteriormente que decidi realizar esta dissertação. A pergunta central que procuro responder é: “Será possível diminuir o tempo total despendido em aeroportos através de uma melhor gestão de fluxos de passageiros e de bagagens?”. No fundo, o meu objetivo é procurar uma solução que otimize qualquer um dos processos previamente mencionados e justificar como isso pode otimizar a experiência do passageiro. Para alcançar o referido objetivo, pretendo estudar ao pormenor a forma como a gestão dos fluxos de passageiro e bagagens é feita atualmente bem como a gestão logística de todos os processos que se realizam nos aeroportos. Só assim poderei analisar que melhorias podem ser feitas e em que fase da operação.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_jose_ferreira_lopes.pdf744,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.