Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27115
Autoria: Cardoso, Beatriz Gouveia
Orientação: Brochado, Ana
Data: 19-Dez-2022
Título próprio: Social media influencers and body positivity: How a movement can influence Instagram engagement
Referência bibliográfica: Cardoso, B. G. (2022).Social media influencers and body positivity: How a movement can influence Instagram engagement [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27115
Palavras-chave: Media sociais -- Social media
Instagram
Influenciadores digitais -- - Digital influencers
Body positivity
Engagement
Positividade corporal
Resumo: It is essential for influencers that they can create a connection with their followers in order to retain them. For this, it is necessary to interact with followers by providing them with the content they are looking for. This study aims to show how the use of body-positive content can influence the interaction between influencers and followers, leading the latter to interact more frequently with influencers who produce body-positive-related content rather than those that produce content that does not address this movement. Having this in mind, a research model and its hypotheses were developed. In order to test the hypotheses developed in the model, a questionnaire was conducted based on the literature, and two influencers were used for this, Sarah Nicole Landry to represent the Body Positivity side and Kylie Jenner to represent the non-Body Positivity side. Once the data were collected, they were analyzed on SPSS, thus reaching the conclusions drawn from this study. Thus, it is concluded that effectively using body-positive content influences how users interact with influencers, and there is a greater probability of interacting with influencers' content when they approach the Body Positivity movement.
É essencial para os influenciadores que estes consigam criar uma conexão com os seus seguidores de modo a conseguir retê-los. Para isto é necessário interagir com os seguidores, fornecendo-lhes o conteúdo que eles procuram. Este estudo tem como principal objetivo mostrar como o uso de conteúdo body-positive pode influenciar a interação entre os influenciadores e os seguidores, levando estes últimos a interagirem mais frequentemente com os influenciadores que produzem conteúdo relacionado com o movimento Body Positivity ao invés daqueles que produzem conteúdo que não aborda este movimento. Posto isto, foi desenvolvido um modelo de investigação e respetivas hipóteses. De modo a testar as hipóteses desenvolvidas no modelo foi realizado um questionário com base na literatura, tendo sido usadas para isto duas influenciadoras, Sarah Nicole Landry para representar o lado Body Positivity e Kylie Jenner para representar o lado não Body Positivity. Recolhidos os dados, procedeu-se à análise dos mesmos no SPSS, chegando assim às conclusões retiradas deste estudo. Conclui-se assim, que efetivamente o uso de conteúdo body-positive influencia a maneira como os utilizadores interagem com os influenciadores, existindo uma maior probabilidade de interagir com o conteúdo dos influenciadores quando estes abordam o movimento Body Positivity.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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