Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27113
Autoria: Yekini, Filipa Alexandra Bernardo
Orientação: Almeida, Isabel Cristina de Seixas Patrício Duarte de
Data: 13-Dez-2022
Título próprio: Can the fashion industry sustain sustainable supply chains? The case of Inditex Zara
Referência bibliográfica: Yekini, F. A. B. (2022). Can the fashion industry sustain sustainable supply chains? The case of Inditex Zara [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27113
Palavras-chave: Fast fashion
Overconsumption
Sustainable supply chains
Zara
Sustainable fashion
Consumo excessivo
Cadeias de abastecimento sustentáveis
Moda sustentável
Resumo: The fashion industry has changed in the past years and a new concept of fast fashion has emerged. Fast fashion brands focus on rapidly producing high volumes of cheaply made pieces of clothing, at a rapid rate, that are the latest trends on the market. Its success lies on its supply chains which follow a just in time philosophy, operating primarily with quick responses and agility through global integration and collaboration. With a fast fashion brand such as Zara it only takes 2 weeks to finish the design and production of an item and sent to stores globally. This results in harmful impacts on the environment through its supply chains as well as overconsumption from fast fashion consumers. Therefore, the study investigates how can the fashion industry sustain sustainable supply chains. A questionnaire with 207 Angolan, Portuguese and British participants was conducted to collect data from a consumer’s perspective and their influence towards achieving a sustainable supply chain. Two versions of the questionnaire were developed, English and Portuguese and the data collected was combined. The results suggest that consumption of fast fashion products is undergoing however consumers are more concerned about how items are produced. Therefore, supply chains can be sustained if consumers understand their influence towards brands to return to slow fashion and their scrutiny towards more sustainable approaches. A collaboration between brands and consumers is necessary to achieve this. Brands can implement initiatives to tackle this problem as well as influence consumers to follow more sustainable practises.
A indústria da moda mudou nos últimos anos e um novo conceito de fast fashion surgiu. As marcas de fast fashion concentram-se em produzir rapidamente grandes volumes de peças de vestuário baratas, em ritmo acelerado, que são as últimas tendências do mercado. O seu sucesso está em suas cadeias de abastecimento que seguem uma filosofia just in time, operando principalmente com respostas rápidas e agilidade por meio da integração e colaboração global. Uma marca de fast fashion como a Zara, leva apenas 2 semanas para terminar o design e a produção de um item e enviar para as lojas em todo o mundo. Isso resulta em impactos prejudiciais ao meio ambiente por meio de suas cadeias de suprimentos, bem como o consumo excessivo por parte dos consumidores de fast fashion. Portanto, o estudo investiga como a indústria da moda pode sustentar cadeias de abastecimento sustentáveis. Foi realizado um questionário com 207 participantes angolanos, portugueses e britânicos para recolher dados do ponto de vista do consumidor e a sua influência para alcançar uma cadeia de abastecimento sustentável. Foram desenvolvidas duas versões do questionário, inglês e português e os dados coletados foram combinados. Os resultados sugerem que o consumo de produtos fast fashion ainda é notável, porém os consumidores estão mais preocupados com a forma como os itens são produzidos. Portanto, as cadeias de abastecimento podem ser sustentadas se os consumidores entenderem a sua influência perante as marcas para retornar à moda lenta e seu escrutínio para abordagens mais sustentáveis. Para isso, é necessária uma colaboração entre marcas e consumidores. As marcas podem implementar iniciativas para enfrentar este problema, bem como influenciar os consumidores a seguirem práticas mais sustentáveis.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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