Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2708
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Ruy-
dc.date.accessioned2011-05-19T16:00:44Z-
dc.date.available2011-05-19T16:00:44Z-
dc.date.issued2003-07-
dc.identifier.issn1645-3794por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2708-
dc.description.abstractValendo-se das suas longas investigações sobre e entre os Kuvale, povo pastor Herero do Sudoeste de Angola, o autor distingue três maneiras de «pensar» o político, «respondendo» por esta etnia. O homem comum Kuvale vê os conflitos violentos do período pós-colonial como normal, correspondendo de tal modo a uma longa tradição histórica que se tornou parte do seu modo de reprodução; é so quando toca este modo que a política se torna relevante. As autoridades tradicionais «pensarão» como o seu povo, mas o seu discurso é o encomendado pelo Estado. Finalmente, tanto os políticos como as pessoas/instituições preocupadas com o «desenvolvimento » pensam os Kuvale, e «respondem» por eles, em termos onde não entra nem o «pensar» nem a lógica de reprodução de uma população vista como objecto.por
dc.description.abstractDrawing on his long standing research on and among the Kuvale, a Herero herder people in South-Western Angola, the author distinguishes three types of «thinking» on politics, bout those who «answer» for the Kuvale. The Kuvale commoner sees the violent post-colonial conflicts as normal and corresponding to such a degree to a long historical tradition that they have become part of their mode of reproduction; politics becomes relevant only when it affects this mode. The traditional authorities think like their people, but their discourse is the one demanded by the state. Finally, the politicians as well as persons/institutions concerned with «development » think of the Kuvale, and «answer» for them, in terms which have little to do with either the «thinking» or the reproduction logics of a population seen as object.por
dc.description.abstractMettant à profit ses longues recherches sur et parmi les Kuvale, un peuple pasteur Herero du Sud-Ouest de l'Angola, l'auteur distingue trois manières de «penser» le politique. L'homme commun Kuvale voit les conflits de la période post-coloniale comme normaux et comme correspondant à tel degré à une longue tradition historique qu'ils sont devenus partie de leur mode de reproduction; la politique ne devient pertinente que dans la mesure où elle affecte ce mode. Les autorités traditionnelles «penseront» comme leur peuple, mais leur discours est celui que l'État leur demande. Finalement, tant les politiciens que les personnes/institutions préoccupées avec le «développement» pensent les Kuvale, et «répondent» pour eux, dans des termes qui ont peu à faire avec la « pensée » et la logique de reproduction d'une population vue comme objet.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Africanos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectKuvalepor
dc.subjectAngolapor
dc.titleEm quem pensa quem «responde» pelos Kuvale?por
dc.typearticlepor
dc.pagination191-208por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.journalCadernos de Estudos Africanospor
dc.distributionInternacionalpor
dc.number5/6por
degois.publication.firstPage191por
degois.publication.lastPage208por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleCadernos de Estudos Africanospor
Aparece nas coleções:CEI-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2003:04_5:6_10.pdf313,6 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.