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dc.contributor.advisorGuerreiro, João Ricardo Paulo Marques-
dc.contributor.authorBreviglieri, Felipe Pechi-
dc.date.accessioned2023-01-06T15:54:56Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationBreviglieri, F. P. (2022). The perception of trust in personalized video news generated by artificial intelligence [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27062por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27062-
dc.description.abstractAs the use of artificial intelligence (AI) grows, so do the questions regarding this new technology and its potential uses. Among the various possibilities and employments that could be offered by AI is personalized news technology, which could be an interesting alternative in over-the-top (OTT) video streaming platforms. Considering this context, the purpose of the present investigation is to assess the levels of trust that users would have in AI-generated personalized video news. For that, a sample of 306 respondents was asked to participate in an online experiment. Out of the total respondents, 152 were randomly assigned to an AI-generated news video and a description of the personalized news technology. The remaining 154 watched the same video presented by a human presenter, with no mention of personalization. A PLS-SEM analysis was used to test all seven hypotheses of this research. The results reveal similar levels of trust among those who watched AI-generated personalized news and those who watched the human presenter. Yet, the study also manifested non-significant effects of media richness and social attraction on the users’ perceived usefulness. Likewise, the impact of perceived ease of use of the technology on users’ trust was also irrelevant. The main conclusion of this investigation is that AI-generated content, namely personalized video news, can be potentially trustworthy for users.por
dc.description.abstractÀ medida que o uso de Inteligência Artificial (IA) cresce, aumentam também as questões sobre esta nova tecnologia e os seus potenciais usos. Entre as várias possibilidades e utilizações que poderiam ser oferecidos pela IA está a tecnologia de personalização de notícias, a qual poderia ser uma alternativa interessante para as plataformas de streaming de vídeo over-the-top (OTT). Considerando esse contexto, o propósito da presente investigação é avaliar os níveis de confiança que os utilizadores teriam em notícias de vídeo personalizadas geradas por IA. Para isso, uma amostra de 306 respondentes foi convidada a participar numa experiência online. Do total de participantes, 152 estiveram aleatoriamente sujeitos a um vídeo gerado por IA e a uma descrição sobre a tecnologia de personalização de notícias. Os restantes 154 respondentes assistiram ao mesmo vídeo exibido por um apresentador humano sem menções sobre personalização. Uma análise PLS-SEM foi usada para testar todas as sete hipóteses desta pesquisa. Os resultados revelaram níveis de confiança similares entre aqueles que assistiram notícias personalizadas geradas por IA e aqueles que assistiram ao apresentador humano. No entanto, o estudo também manifestou efeitos não significativos entre a riqueza de informação e a atração social na utilidade percebida pelos utilizadores. Do mesmo modo, o impacto da perceção da facilidade de uso da tecnologia na confiança dos usuários também foi irrelevante. A principal conclusão desta investigação foi que o conteúdo gerado por IA, nomeadamente a personalização de notícias de vídeo, pode ser potencialmente digno de confiança para utilizadores.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectArtificial intelligencepor
dc.subjectPersonalized newspor
dc.subjectConfiança -- Trustpor
dc.subjectOTTpor
dc.subjectTAMpor
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectNotícias personalizadaspor
dc.titleThe perception of trust in personalized video news generated by artificial intelligencepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203136810por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Internacionalpor
dc.date.embargo2025-11-24-
dc.subject.jelM16por
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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