Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27056
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Ana Lúcia-
dc.contributor.advisorRamos, Madalena-
dc.contributor.authorNiza, Luís Filipe Fonseca-
dc.date.accessioned2023-01-06T13:14:02Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationNiza, L. F. F. (2022). Assessing perception of quality in sport retail chains and its impact on satisfaction and repurchase intention [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27056por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27056-
dc.description.abstractRetail competitiveness and changes in consumer behaviour leverage the knowledge associated to the way consumers experience the activities provided by companies. The quality of the experience that consumers perceive has been studied in different contexts, including retail and sporting events. However, scholars suggest that they should be replicated in different contexts. This research proposes to analyse how customer experience in sporting goods retail shops in Portugal, specifically Sport Zone and Decathlon, affects customer satisfaction and repurchase intention. Data collection was done through an online questionnaire and a scale used by Kupperwiser and Klaus in 2020, which aims to measure the quality of consumer experience, and scales that measure satisfaction (Dagger et al., 2007) and repurchase intention (Noyan & Simsek, 2012) are used. Analysis of the results was done based on descriptive analysis, hypothesis testing and linear regressions. The results indicate that the experience, satisfaction and repurchase intention of Decathlon consumers are higher than that of Sport Zone consumers. The analyses conducted suggest that consumer experience has a significant and positive impact on satisfaction as well as repurchase intention, directly and indirectly, mediated by satisfaction. Furthermore, satisfaction has a significant and positive impact on repurchase intention. The way the companies under study show to know the customers and build a relationship with them are points that require improvement by the companies under analysis.por
dc.description.abstractA competitividade no retalho e a alteração do comportamento dos consumidores alavancam o conhecimento associado à forma como os consumidores experienciam as atividades prestadas pelas empresas. A qualidade da experiência que o consumidor perceciona tem sido estudada em diferentes contextos, incluindo o retalho e os eventos desportivos. Todavia, os académicos sugerem que os mesmos sejam replicados em contextos diferentes. Esta investigação propõe analisar como a experiência do cliente em lojas de retalho de artigos de desporto em Portugal, especificamente a Sport Zone e a Decathlon, afeta a satisfação e a intenção de recompra dos clientes. A recolha dos dados foi feita através de um questionário online e é utilizada uma escala usada por Kupperwiser e Klaus em 2020, que visa medir a qualidade da experiência dos consumidores, e escalas que medem a satisfação (Dagger et al., 2007) e a intenção de recompra (Noyan & Simsek, 2012). A análise dos resultados foi feita com base em análise descritiva, testes de hipóteses e regressões lineares. Os resultados indicam que a experiência, a satisfação e a intenção de recompra dos consumidores da Decathlon são superiores à dos da Sport Zone. As análises realizadas sugerem que a experiência do consumidor tem impacto significativo e positivo na satisfação, bem como na intenção de recompra, direta e indiretamente, mediado pela satisfação. Além disso, a satisfação apresenta um impacto significativo e positivo na intenção de recompra. A forma como as empresas estudadas mostram conhecer os clientes e estabelecem relações são áreas que podem melhorar.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectCustomer experiencepor
dc.subjectSatisfação do cliente -- Customer satisfactionpor
dc.subjectRepurchase intentionpor
dc.subjectSports industrypor
dc.subjectVenda a retalho -- Retail salepor
dc.subjectExperiência do clientepor
dc.subjectIntenção de recomprapor
dc.subjectIndústria desportivapor
dc.titleAssessing perception of quality in sport retail chains and its impact on satisfaction and repurchase intentionpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203135741por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologiapor
dc.date.embargo2025-12-06-
dc.subject.jelL81por
dc.subject.jelL67por
dc.subject.jelY40por
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1Y Miscellaneous categoriespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_luis_fonseca_niza.pdf
  Restricted Access
1,84 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.