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dc.contributor.advisorMarques, Sibila-
dc.contributor.authorCascalho, Matilde Rafaela dos Santos-
dc.date.accessioned2023-01-06T12:59:32Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationCascalho, M. R. dos S. (2022). The effect of persuasive messages on the acceptance of a COVID-19 mobile health application [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27054por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27054-
dc.description.abstractIn 2019, the SARS-CoV-2 virus was discovered to cause COVID-19 disease. To contain the virus spread, limiting face-to-face contact was critical, which led to mobile health apps being crucial. For these apps to be effective, they must be accepted by a large portion of the population, which demonstrates the importance of understanding how to motivate their acceptance. The purpose of this study was to examine the influence of persuasive messages on intention to use a COVID-19 health app (AIMHealth) and the role of perceived risk of COVID-19 on this relationship. We also wanted to understand participants' opinions on the main advantages and disadvantages regarding the app. In an online study involving 267 individuals (Mage = 36.4), we followed an experimental design and used both qualitative and quantitative measures. Our results showed that there were no differences between experimental conditions regarding the intention to use the app. COVID-19 Perceived risk was found to influence intention to use the app and also to moderate the relationship between persuasive messages and intention to use the app. These findings contribute to the existing literature showing that the communication of these apps must be designed differently depending on the susceptibility of the target audience. Regarding the advantages of the app, participants mainly mentioned the fact that it is a practical way to monitor their health. The disadvantages that stood out the most were participants' privacy concerns. These results are discussed given their implications for the development of effective messages for app adoption.por
dc.description.abstractEm 2019, foi descoberto o vírus SARS-CoV-2, responsável pela doença COVID-19. Para conter a propagação, limitaram-se contactos pessoais, tornando-se crítica a existência de aplicações móveis de saúde. Para que estas aplicações sejam eficazes, devem ser adotadas por uma grande parte da população, revelando a importância do estudo da sua aceitação. O objetivo deste estudo foi entender a influência de diferentes mensagens persuasivas na intenção de usar uma aplicação de saúde para a COVID-19 (AIMHealth), bem como, qual o papel do risco percebido da COVID-19 nesta relação. Este estudo visou também entender a opinião dos participantes acerca das vantagens e desvantagens da aplicação. Através de um inquérito online, no qual participaram 267 indivíduos (Midade = 36.4), foi realizado um estudo experimental, com recurso a medidas qualitativas e quantitativas. Os resultados revelaram não existir diferenças nas condições experimentais quanto à intenção de usar a aplicação. O risco percebido da COVID-19 estava associado com a intenção de uso, mas também, moderou a relação entre as mensagens persuasivas e a intenção de usar a aplicação. Estes resultados contribuem para a literatura existente, sugerindo que a comunicação destas aplicações seja pensada de forma diferenciada consoante a vulnerabilidade do público-alvo. Relativamente às vantagens da aplicação, foi principalmente mencionado o facto de esta ser uma forma prática de monitorização de saúde. As desvantagens que mais sobressaíram foi a preocupação dos participantes com a sua privacidade. Estes resultados são discutidos no sentido de refletir sobre as formas mais eficazes para promoção de uso deste tipo de apps.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectHealth information and communication technologypor
dc.subjectMobile health applicationspor
dc.subjectCOVID-19 contact tracing applicationspor
dc.subjectPersuasive messagespor
dc.subjectTechnology acceptancepor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicação em saúdepor
dc.subjectAplicações de saúdepor
dc.subjectAplicações de rastreamento de contactos COVID-19por
dc.subjectMensagens persuasivaspor
dc.subjectAceitação tecnológicapor
dc.titleThe effect of persuasive messages on the acceptance of a COVID-19 mobile health applicationpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203135520por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Riscopor
dc.date.embargo2024-12-14-
dc.subject.apa2260por
dc.subject.apa3000por
dc.subject.apa4010por
dc.subject.apa12200 Psychometrics, statistics and methodologypor
dc.subject.apa13000 Social psychologypor
dc.subject.apa14000 Engineering and environmental psychologypor
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizaçõespor
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