Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27023
Autoria: Guerreiro, Vera Botelho Moniz Feu
Orientação: Lima, Armando César Ferreira
Data: 21-Dez-2022
Título próprio: Impacto do treino da granularidade emocional na regulação emocional em adolescentes
Referência bibliográfica: Guerreiro, V. B. M. F. (2022). Impacto do treino da granularidade emocional na regulação emocional em adolescentes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27023
Palavras-chave: Teoria construtivista da emoção
Granularidade emocional
Regulação emocional
Adolescência -- Adolescence
Theory of constructed emotions
Emotional granularity
Emotional regulation
Resumo: De acordo com a abordagem construtivista, as emoções são construídas através da classificação das sensações do corpo com recurso a conceitos suportados pela linguagem. O presente estudo exploratório apoia-se nesta proposta teórica. A crescente investigação na área tem apresentado evidências de que maior granularidade emocional está associada a uma regulação emocional mais adaptativa. A presente investigação propôs-se medir o impacto de uma intervenção ao nível do enriquecimento do vocabulário emocional na regulação emocional em adolescentes. A nível aplicado, o contributo será para o desenvolvimento de intervenções focadas em competências socio-emocionais, e a nível teórico, para uma clarificação da relação entre dois constructos, o de granularidade emocional e o de regulação emocional. Vinte e dois jovens oriundos de populações vulneráveis, com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos, participaram no estudo. Em termos gerais, observou-se uma correlação positiva fraca, mas ainda assim significativa, entre a melhoria da granularidade e um aumento dos valores de Funcionalidade Interna (subescala associada a uma valorização mais positiva, alteração de objetivos e concentração) no Questionário de Regulação das Emoções. As restantes correlações foram não significativas. A investigação nesta faixa etária (15-20 anos) é ainda escassa no que diz respeito aos efeitos da granularidade emocional na regulação emocional, ao que a presente dissertação poderá responder, contribuindo com conhecimento que se traduzirá benéfico em intervenções precoces ao nível da saúde mental em adolescentes.
According to the constructivist approach, emotions are constructed through the classification of body sensations using concepts supported by language. The present exploratory study is based on this theoretical proposal. Growing research in this area has provided evidence that greater emotional granularity is associated with more adaptive emotion regulation. The present investigation proposed to measure the impact of an emotional vocabulary intervention on the emotional regulation in adolescents. At an applied level, the contribution will be the development of interventions focused on social and emotional skills, and at a theoretical level, it will be to contribute to a clarification of the relationship between two constructs, emotional granularity and emotional regulation. Twenty-two young people from vulnerable populations, aged between 16 and 19, participated in the study. In general terms, the results show a weak positive correlation, but still significant, between the improvement in granularity and an increase in Internal Functioning values (subscale associated with a more positive valuation, change of goals and concentration) in the Emotions Regulation Questionnaire. The remaining correlations were not significant. Research in this age group (15-20 years) is still scarce with regard to the effects of emotional granularity on emotional regulation, to which this dissertation will be able to respond, contributing with knowledge that will be beneficial in early interventions in terms of mental health in teenagers.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Ciências em Emoções
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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