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http://hdl.handle.net/10071/26964
Autoria: | Baptista, André Raposo de Medeiros de Sousa |
Orientação: | Postolache, Octavian Mendes, Diana |
Data: | 30-Nov-2022 |
Título próprio: | Amelia: Mobile memory training interface for older people |
Referência bibliográfica: | Baptista, A. R. de M. de S. (2022). Amelia: Mobile memory training interface for older people [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26964 |
Palavras-chave: | Mobile app Mobile application Intelligent systems Serious game Pervasive computing Cognitive decline Cognitive impairment Memory training Cognitive stimulation App móvel Aplicação móvel Sistemas inteligentes Jogo sério Computação pervasiva Declínio cognitivo Deficiência cognitiva Treino de memória Estimulação cognitiva |
Resumo: | The planet’s population has been aging at a rapid pace and due to advances in health and
medicine the average life expectancy is increasing. Under these conditions, a new challenge
of aging at home has emerged, giving rise to new needs associated with maintaining quality
of life.
A sedentary life in the elderly population with little activity in society can cause
mental health problems including cognitive decline or dementia.
Therefore, it was proposed the creation of a mobile application that can train the
memory of the elderly through exercises based on the concept ”Life Story Work”, in order
to combat the deterioration of faculties such as comprehension and reasoning.
The development of this app was monitored by five health and technology professionals.
The app was validated through a user group represented by elderly people.
The analysis of the data collected allowed us to conclude that the development of
the Amelia APP was very relevant and appreciated among professionals, caregivers of
the elderly and for the elderly themselves. It was even described as a more enjoyable
approach than ordinary serious games, because it uses the users’ past, personal side, to
create similar exercises. This test proved to fill a gap of lack of applications on the market
that use life history work to make serious games. A população do planeta tem vindo a envelhecer a um ritmo acelerado e devido aos progressos na área da saúde e da medicina a esperança media da vida está a aumentar. Nestas condições, surgiu um novo desafio de envelhecer em casa, originando novas necessidades associadas à manutenção da qualidade de vida. A vida sedentária na população idosa com pouca atividade na sociedade pode causar problemas de saúde mental incluindo declínio cognitivo ou a demência. Foi, portanto, proposto a criação de uma aplicação mobile que consiga treinar a memoria do idoso através de exercícios baseados no conceito “Life Story Work”, de forma a combater a deterioração das faculdades como a compreensão e o raciocínio. O desenvolvimento desta app foi acompanhado por cinco profissionais da área da saúde e da tecnologia. A validação da aplicação realizou-se através de grupo de utilizadores representados por pessoas com idades avançadas. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir concluir que o desenvolvimento da APP Amelia foi muito relevante e apreciada entre os profissionais, cuidadores dos idosos e para os próprios idosos. Foi inclusivé descrita como uma abordagem mais agradável do que jogos sérios comuns, por utilizar o passado, o lado pessoal dos utilizadores, para criar exercicios semelhantes. Este teste permitiu comprovar o preenchimento de um gap de falta de aplicações no mercado que usem o trabalho de história de vida para realizar jogos sérios. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação |
Designação do grau: | Mestrado em Informática e Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_andre_sousa_baptista.pdf | 21,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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