Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26954
Autoria: Nabais, Andreia Reduto
Orientação: Duarte, Alzira da Conceição Silva
Data: 21-Dez-2022
Título próprio: A influência do regime de teletrabalho na satisfação dos indivíduos
Referência bibliográfica: Nabais, A. R. (2022). A influência do regime de teletrabalho na satisfação dos indivíduos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26954
Palavras-chave: Satisfação com teletrabalho
Modelo de teletrabalho
Interações organizacionais
Telework satisfaction
Teleworking model
Organizational interactions
Resumo: A satisfação com o teletrabalho é um tema que necessita ser explorado não só pela prática do mesmo ter aumentado nos últimos dois anos, como também porque a satisfação dos indivíduos afeta a sua produtividade e bem-estar o que tem um impacto direto no sucesso pessoal e organizacional. A necessidade de compreender qual o melhor regime de teletrabalho é crescente, uma vez que esta é uma prática em ascensão e as empresas precisam de criar planos que fomentem a sua boa implementação. Como tal, este estudo tem como objetivos compreender ea satisfação com o teletrabalho consoante o regime de teletrabalho e identificar se existem diferenças nesse âmbito, compreender em que medida a satisfação com o teletrabalho está relacionada com as interações organizacionais e compreender em que medida a satisfação com o teletrabalho se relaciona com a motivação. Neste seguimento, foi realizado um estudo quantitativo (N=223) junto de indivíduos com experiência em teletrabalho. As hipóteses suportadas pelos dados recolhidos identificam que a satisfação com o teletrabalho está relacionada com regime de teletrabalho mostrando que quanto maior é o tempo que os indivíduos passam em teletrabalho maior é a sua satisfação. Foi apurado que existem diferenças na importância que os mesmos atribuem às vantagens e desvantagens do teletrabalho consoante o regime de teletrabalho. Adicionalmente, foi identificado nesta amostra que as interações organizacionais não são totalmente eficazes em teletrabalho e que as mesmas estão positivamente relacionadas com a satisfação.
Telework satisfaction is a topic that needs to be explored, not only because it has increased in the last two years, but also because the fact that individual satisfaction affects productivity and their well-being, which has a direct impact on the personal and organizational success. The need to understand the best telework model is growing, as this is a growing practice and companies need to create plans that encourage its successful implementation. As such, this study aims to understand the telework satisfaction according to the telework model and identify if there are differences in this context, understand to what extent satisfaction with telework is related to organizational interactions and understand to what extent telework satisfaction is related to motivation. A quantitative study (N=223) was carried out with individuals with experience in telework. The hypotheses supported by the collected data identify that telework satisfaction is related to the telework model, showing that the greater the time that individuals spend in telework, the greater is their satisfaction. It was found that there are differences in the importance that they attribute to the advantages and disadvantages of teleworking depending on the telework model. Additionally, it was identified in this study that organizational interactions are not fully effective in telework and that they are positively related to satisfaction.
Designação do Departamento: Departamento de Economia Política
Designação do grau: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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