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dc.contributor.advisorFerreira, Fernando Alberto Freitas-
dc.contributor.authorRamos, Bruno Miguel de Figueiredo-
dc.date.accessioned2023-01-02T12:56:44Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.citationRamos, B. M. de F. (2022). Transformação digital e determinantes de crescimento da Axians Portugal no sector da consultoria em SI/TI [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26936por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26936-
dc.description.abstractNos tempos que vivemos, de profundas transformações e disrupções a todos os níveis da sociedade, parece ser essencial que as consultoras da área de sistemas e tecnologias de informação (SI/TI) repensem as suas estratégias de crescimento como forma de alcançarem vantagens competitivas sustentáveis. A transformação digital apresenta-se como uma megatrend de grande relevância para esta área de consultoria e que reflete bem a complexidade do mercado atual e o impacto disruptivo das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sociedade. Assim, o presente projeto começa por expor os principais contributos da literatura sobre transformação digital, a sua relevância para a área da consultoria em SI/TI e a necessidade de [re]pensar estratégias de crescimento. Através de uma abordagem baseada em Interpretive Structural Modeling (ISM), procurar-se-á analisar os determinantes de crescimento da Axians Portugal. Esta metodologia permitiu estudar e compreender as variáveis que influenciam a problemática em estudo, envolvendo a organização na reflexão estratégica sobre o tópico e perseguindo uma abordagem colaborativa e construtivista. Em conjunto com a empresa, validaram-se os principais resultados do estudo e propôs-se um conjunto de ações concretas que permitem potenciar o crescimento da empresa no sector da consultoria em SI/TI, ao mesmo tempo que são resumidos os principais contributos e as limitações da presente aplicação.por
dc.description.abstractIn current times of profound transformations and disruptions at all levels of society, it is essential that companies operating in the information systems and technologies (IS/IT) consultancy sector rethink their growth strategies to obtain sustained competitive advantages. Digital transformation presents itself as a megatrend of great relevance for this consultancy sector and clearly reflects the complexity of the current market and the disruptive impact of information and communication technologies (ICT) on society. This project begins by exposing the main contributions of the literature on digital transformation, its relevance to the IS/IT consultancy sector and the need to [re]think growth strategies. Through an approach based on Interpretive Structural Modeling (ISM), we will seek to analyze Axians Portugal’s growth determinants. This methodology allowed to study and understand the variables that influence the decision problem under study, involving the organization in the strategic reflection on the topic by pursuing a collaborative and constructivist approach. The main results were validated by Axians Portugal, and a set of concrete actions was proposed that allow for the company’s growth in the ICT consultancy sector. The main contributions and limitations of the application are also discussed.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectAxians Portugalpor
dc.subjectDeterminantes de crescimentopor
dc.subjectInterpretive Structuring Method (ISM)por
dc.subjectSistemas e Tecnologias de Informação (SI/TI)por
dc.subjectTransformação digital - Digital transformationpor
dc.subjectTIC -- Tecnologias da informação e comunicação -- ICT Information and communication technologypor
dc.subjectGrowth determinantspor
dc.subjectInformation Systems and Technologies (IS/IT)por
dc.titleTransformação digital e determinantes de crescimento da Axians Portugal no sector da consultoria em SI/TIpor
dc.title.alternativeTransformação digital e determinantes de crescimento da Axians Portugal no setor da consultoria em SI/TIpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203121988por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Aplicadapor
dc.date.embargo2025-12-08-
dc.subject.jelC14por
dc.subject.jelL10por
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jel1C Mathematical and quantitative methodspor
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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