Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26930
Autoria: Cambim, Ana Sofia Martins
Orientação: Langaro, Daniela
Data: 6-Dez-2022
Título próprio: Unblocking the fashion industry: The impact of Blockchain price transparency on consumer purchase intention towards ethical fashion consumption
Referência bibliográfica: Cambim, A. S. M. (2022). Unblocking the fashion industry: The impact of Blockchain price transparency on consumer purchase intention towards ethical fashion consumption [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26930
Palavras-chave: Sustainable fashion
Blockchain
Price transparency
Ethical fashion consumption
Purchase intention
Moda sustentável
Transparência de preço
Consumo ético de moda
Intenção de compra
Resumo: In the past decade, consumer demand for ethical fashion has substantially increased, as consumers are becoming more conscious about the impact of their fashion choices on the planet. However, the high pricing of ethical fashion is one the main factor impeding ethical consumption, as consumers are not aware of the reasoning behind it. Price transparency can be a way to improve consumer trust and purchase intention, and the use of disruptive technology such as Blockchain can be a key enabler. This research aims to address the research gap by focusing on the application of Blockchain technology to enhance price transparency, specifically in the fashion industry. This study explores Portuguese consumer attitudes towards the adoption of Blockchain technology for enhancing price transparency and its impact on purchase intention, by integrating the mediating role of skepticism and perceived value and the moderating role of awareness of ethical issues in fashion. This study also contributes to academics, who may further explore related topics and scrutinize the present research’s limitations. The study’s research object considers the answers of 298 consumers and the results reveal that Blockchain price transparency is a key factor to increase consumer purchase intention towards ethical fashion consumption. The results of this study suggest that managers should invest on the implementation of blockchain within their business models, in order to become more transparent and enhance consumer purchase intention towards ethical fashion consumption.
Na última década, a procura dos consumidores por moda sustentável aumentou substancialmente, devido a uma maior consciência em relação ao impacto das suas escolhas no planeta. No entanto, o preço elevado da roupa de moda sustentável é um dos principais fatores que impedem o consumo ético, devido ao facto dos consumidores não estarem cientes do racional por trás do preço. A transparência de preço pode ser uma maneira de aumentar a confiança do consumidor e a intenção de compra, e o uso de tecnologia disruptiva, como Blockchain, pode ser um fator fundamental. Este estudo tem o objetivo de abordar um tema pouco explorado anteriormente, focando-se na aplicação da tecnologia Blockchain para aumentar a transparência de preço, especificamente na indústria da moda. Este estudo explora as atitudes dos consumidores portugueses em relação à adoção da tecnologia Blockchain para aumentar a transparência de preço e o seu impacto na intenção de compra, integrando o papel mediador do ceticismo e valor atribuído pelos consumidores e o papel moderador da sensibilização para questões éticas da indústria da moda. Este estudo contribui para a comunidade académica, que pode explorar outros tópicos relacionados com este e examinar as limitações da presente pesquisa. O objeto de investigação desta pesquisa considera as respostas de 298 consumidores e os resultados revelam que a transparência de preços através do uso de Blockchain é um fator chave para aumentar a intenção de compra do consumidor em relação ao consumo ético de moda. Os resultados deste estudo sugerem que as empresas de moda deverão investir na implementação de Blockchain nos seus modelos de negócios, a fim de se tornarem mais transparentes e aumentar a intenção de compra do consumidor em relação ao consumo de moda ético.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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