Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26899
Autoria: Soares, Inês da Costa
Orientação: Ferreira, Pedro António de Sousa
Data: 19-Dez-2022
Título próprio: Upcycling em Portugal: Prática e fatores influenciadores na perspetiva dos designers
Referência bibliográfica: Soares, I. da C. (2022). Upcycling em Portugal: Prática e fatores influenciadores na perspetiva dos designers [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26899
Palavras-chave: Upcycling
Design --
Facilitação
Sistema
Parcerias
Facilitation
System
Partnerships
Resumo: É objetivo da presente investigação conhecer a realidade do design de upcycling profissional em Portugal e identificar os fatores que influenciam a prática, bem como medidas que facilitem o seu desenvolvimento. Trata-se de um estudo exploratório e tomou-se o paradigma construtivista. Assenta na revisão da literatura e na análise de dados de indução qualitativa, extraídos de entrevistas semiestruturadas a dez criativos que trabalham em projetos de design de upcycling em Portugal. Foi feita uma caracterização dos projetos selecionados, examinando a respetiva cadeia de produção, da conceção à produção das peças. Paralelamente, foram identificados fatores que influenciam a prática, designadamente, desafios e facilitadores, e complementarmente, possíveis medidas que facilitem a prática. Neste âmbito, a correspondência com as descobertas dos autores estudados para a revisão da literatura, é alta. Em contraste, aqui é apresentada uma perspetiva mais micro, analítica, da perspetiva dos criativos, que vai além da perspetiva do negócio, revelando novos fatores de influência facilitadora. Estes novos fatores resultaram na diferenciação entre facilitadores diretamente relacionados com a prática e facilitadores do foro pessoal. Desta análise, emergiram três áreas chave onde desenhar e implementar as possíveis medidas de facilitação, nomeadamente, educação, interligação e reestruturação do sistema. As premissas apresentadas, capacitam entidades existentes ou emergentes interessadas em desenvolver estratégias que promovam a evolução da prática, sobre o estado da arte a nível nacional, em que áreas é necessário intervir, e exemplos já adotados ou sugeridos pelos criativos praticantes.
The aim of this research is to better understand the reality of professional upcycling design in Portugal and identify the factors that influence the practice, as well as possible measures to facilitate its development. This is an exploratory study and the constructivist paradigm was taken. It is based on literature review and qualitative induction data analysis, extracted from semi-structured interviews with ten creatives working in upcycling design projects in Portugal. A characterization of the selected projects was made, examining their production chain, from design to production. In parallel, factors that influence the practice were identified, namely, challenges and facilitators, and complementarily, possible measures that facilitate the practice. In this respect, the correspondence with the findings of the authors studied for the literature review, is high. In contrast, here a more micro, analytical perspective of the creatives' perspective is presented, which goes beyond the business perspective, revealing new factors of facilitating influence. These new factors resulted in a differentiation between facilitators directly related to practice and facilitators of personal nature. From this analysis, three key areas emerged in which it’s importante to design and implement facilitation measures, namely education, interconnection, and restructuration. The premises presented empower existing or emerging entities interested in developing strategies that promote the practice evolution, gives a general perspective about the national state of the art, the areas in which it is necessary to intervene, and examples already adopted or suggested by creative practitioners.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Empreendedorismo e Estudos de Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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