Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26895
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPrada, Marília-
dc.contributor.advisorSaraiva, Magda-
dc.contributor.authorMartins, Alice Ribeiro-
dc.date.accessioned2022-12-29T14:36:47Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.citationMartins, A. R. (2022). Perceção dos consumidores face à oferta alimentar em máquinas de venda automática acessíveis no campus do Iscte [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26895por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26895-
dc.description.abstractAs opções saudáveis devem ser acessíveis a toda a população. A promoção da alimentação saudável mantém-se uma prioridade de saúde em Portugal. Os estudantes universitários fazem escolhas pouco saudáveis e são, muitas vezes, influenciados pelo contexto. Assim, a criação de um ambiente que potencie a melhor oferta alimentar possível deve ser uma preocupação geral. O ambiente alimentar é caracterizado por uma alta prevalência de alimentos e bebidas com pouco valor nutricional, evidenciado na oferta disponíveis nas máquinas de venda automática alimentar (MVAA). No entanto, todas as escolhas alimentares, até as mais saudáveis, são influenciadas por aspetos sociais, ambientais e demográficos. Este estudo teve como objetivo compreender a perceção da comunidade Iscte relativamente à oferta de produtos presentes nas MVAA do campus. Para isso, os participantes responderam a um questionário online, sobre os hábitos de consumo e a frequência de compra de produtos alimentares na MVAA. Os resultados demonstraram que os participantes consideram a oferta das MVAA pouco saudável e nutricionalmente pobre (i.e., elevado teor de gordura, açúcar e sal) e, o produto mais frequentemente adquirido é o café. Os indivíduos com elevado foco de promoção tiveram maior interesse em alimentação e nutrição, um preditor de uma decisão informada sobre a opção saudável. As variáveis demográficas não tiveram impactos significativos na perceção e no consumo. Este tipo de estudo é fundamental para o planeamento de intervenções futuras, a melhoria da oferta e o início da mudança do fornecimento e reposição, por parte das empresas responsáveis.por
dc.description.abstractHealthy options should be accessible to the entire population. The promotion of healthy eating remains a health priority in Portugal. College students make unhealthy choices and are often influenced by context. Thus, creating an environment that promotes the best possible food supply should be a general concern. The food environment is characterized by a high prevalence of foods and beverages with little nutritional value, as evidenced by the offer available in food vending machines (MVAA). However, all food choices, even the healthiest ones, are influenced by social, environmental and demographic aspects. This study aimed to understand the perception of the Iscte community regarding the offer of products present in the MVAA on the campus. For this, participants answered an online questionnaire about consumption habits and frequency of purchase of food products at MVAA. The results showed that the participants consider the offer of MVAA to be unhealthy and nutritionally poor (i.e., high in fat, sugar and salt), and the most frequently purchased product is coffee. Individuals with a high promotion focus had a greater interest in food and nutrition, a predictor of an informed decision about the healthy option. Demographic variables had no significant impact on perception and consumption. This type of study is fundamental for the planning of future interventions, the improvement of supply and the beginning of changes in supply and replacement by the responsible companies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMáquinas de venda automáticapor
dc.subjectConsumo -- Consumptionpor
dc.subjectContexto universitáriopor
dc.subjectHábito alimentarpor
dc.subjectVending machinespor
dc.subjectUniversity contextpor
dc.subjectEating habitspor
dc.titlePerceção dos consumidores face à oferta alimentar em máquinas de venda automática acessíveis no campus do Isctepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203130138por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor
dc.date.embargo2023-12-15-
dc.subject.apa3360por
dc.subject.apa3920por
dc.subject.apa13300 Health, mental health treatment and preventionpor
dc.subject.apa13900 Consumer psychologypor
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_alice_ribeiro_martins.pdf913,05 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.