Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26838
Autoria: Rolim, Sofia Capelas
Orientação: Lourenço, Isabel
Simões, Eduardo
Data: 14-Dez-2022
Título próprio: Determinantes da intenção de escolha de contabilidade ou finanças como área de especialização académica
Referência bibliográfica: Rolim, S. C. (2022). Determinantes da intenção de escolha de contabilidade ou finanças como área de especialização académica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26838
Palavras-chave: Contabilidade -- Accounting
Finanças
Especialização académica
Teoria do comportamento planeado
Finance
Academic specialization
Theory of planned behavior
Resumo: A presente investigação analisa os determinantes da intenção de escolha de contabilidade ou finanças como área de especialização, à luz da Teoria do Comportamento Planeado. Foi aplicado um questionário a estudantes de uma licenciatura em Finanças e Contabilidade, em uma instituição de ensino superior de referência, os quais têm de escolher a área de especialização (contabilidade ou finanças) a frequentar no último ano do programa académico. Os resultados desta investigação demonstraram que a intenção de escolha de contabilidade é determinada, de forma positiva, pela atitude face à especialização em contabilidade e pelo grau de controlo comportamental percebido face à especialização. A intenção de escolha de contabilidade é ainda determinada pelo género, sendo maior a probabilidade de escolha de contabilidade nos estudantes do género feminino. Os resultados revelaram que a intenção de escolha de finanças é determinada de forma positiva pelo grau de controlo comportamental percebido relativamente à especialização em finanças. Além disso, a probabilidade de escolher finanças é maior nos estudantes do género masculino. As normas subjetivas relativas às especializações em contabilidade e finanças não são determinantes da intenção de escolha de contabilidade ou finanças, respetivamente. Esta investigação contribui para a literatura sobre os determinantes da escolha de contabilidade e finanças como área de formação académica. Os resultados apresentados podem ser utilizados pelas instituições de ensino superior que pretendem atrair estudantes para os seus programas em contabilidade ou finanças. Estes resultados podem ser também úteis para as associações de profissionais de contabilidade ou de finanças.
The present investigation analyzes the determinants of the intention to choose accounting or finance as an area of specialization, in the light of the Theory of Planned Behavior. A questionnaire was applied to students of a degree in Finance and Accounting, in a reference higher education institution, who have to choose the area of specialization (accounting or finance) to attend in the last year of the academic program. The results of this investigation showed that the intention to choose accounting is positively determined by the attitude towards specialization in accounting and the degree of perceived behavioral control towards specialization. The intention to choose accounting is still determined by gender, with female students being more likely to choose accounting. The results revealed that the intention to choose finance is positively determined by the degree of perceived behavioral control over finance. In addition, male students are more likely to choose finance. Subjective norms relating to specializations in accounting and finance are not determinants of intention to choose accounting and finance, respectively. This research contributes to the literature on the determinants of choosing accounting and finance as an academic specialization area. The results presented can be used by higher education institutions that want to attract students to their programs in accounting or finance. These results may also be useful to associations of accounting or finance professionals.
Designação do Departamento: Departamento de Contabilidade
Designação do grau: Mestrado em Contabilidade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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