Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26804
Autoria: Mendes, Francisca Pereira Marques
Orientação: Campino, José Pedro Meira
Data: 26-Jul-2022
Título próprio: A corrida aos carros ecológicos: Será a escolha da geração Z?
Referência bibliográfica: Mendes, F. P. M. (2022). A corrida aos carros ecológicos: Será a escolha da geração Z? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26804
Palavras-chave: Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Veículos ecológicos
TAM
DOI
NAM
TPB
Ecological vehicles
Resumo: Com o crescente aumento em relação às alterações climáticas é importante perceber o que leva os consumidores a optarem por alternativas verdes. Especificamente, o que leva os consumidores a comprarem veículos ecológicos. Dado que uma das indústrias que mais contribui para a poluição ambiental é o setor dos transportes, estes veículos são fundamentais pois têm um impacto mais positivo no meio ambiente. Desta forma, através de um questionário realizado à população portuguesa tentou perceber-se quais os principais fatores que levam os consumidores a optarem por estes veículos, qual o veículo ecológico preferível, se estão interessados num veículo movido a hidrogénio e se pertencer à geração Z tem algum impacto na preferência por estes veículos. De forma a estudar-se os fatores que afetam a compra destes veículos teve-se em conta as seguintes teorias: TAM, DOI, NAM e TPB. As respostas ao questionário levaram-nos a concluir que o que influencia a intenção de compra (que levará à compra) é a atitude – influenciada pelas vantagens, compatibilidade e não complexidade destes veículos - e as normas pessoais – influenciadas pela eficácia percebida. Adicionalmente o veículo preferido da amostra é o veículo elétrico híbrido e, também, consideram o veículo movido a hidrogénio nas suas opções. Por fim, o facto de pertencer à geração Z não tem efeito na intenção de compra, no entanto, diferentes gerações apresentam diferentes variáveis significativas que afetam a intenção de compra. Na geração X é a atitude que desenvolvem em relação a este tipo de veículos e na geração Z são as vantagens do mesmo e a atribuição de responsabilidade.
With the consistent growth regarding climate change it is important to understand what make consumers opt for green options. Precisely, what make consumers buy ecological vehicles. Knowing that one of the industries that contributes the most for pollution is transportation, this type of vehicles is a game changing regarding their impact on the environment. Moreover, through a questionnaire available for the Portuguese population we tried to understand which factors affects the most the purchase of ecological vehicles, which one is the most preferable, if hydrogen fuel cell electric vehicles are one of the options and if there is any impact if someone belongs to Gen Z. To study the factors that affect the intention of purchase we based our research model on the following theories: TAM, DOI, NAM and TPB. Our research concludes that attitude (influenced by the advantages, compatibility, and non-complexity) and personal norms (influenced by the efficiency) are the two factors that affect positive and significantly the intention of purchase. Additionally, the preferable ecological vehicle between the participants is the hybrid electrical vehicle and they also consider the hydrogen fuel cell electric vehicle as an option. Finally, belonging to Gen Z does not have any effect regarding the intention of purchasing it, but different generations value different factors. For Gen X what affects the most the intention of purchase is attitude while for Gen Z is the advantages and the responsibility.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_francisca_marques_mendes.pdf1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.