Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26764
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dc.contributor.advisorCosta, Renato Jorge Lopes da-
dc.contributor.advisorGonçalves, Rui Alexandre Henriques-
dc.contributor.authorMontez, Ana Rita Henriques-
dc.date.accessioned2022-12-22T14:25:11Z-
dc.date.available2022-12-22T14:25:11Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.citationMontez, A. R. H. (2022). Artificial intelligence applied to stakeholder theory [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26764por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26764-
dc.description.abstractThe constant evolution and change in the world have forced organizations to rethink their business model. Intelligent Systems have proved to be very promising in business management, increasing business performance by simplifying processes, increasing efficiency and decision-making. The importance of Stakeholder Theory as an integral part of business analysis becomes evident as all Stakeholders will influence the business environment at some point, and therefore its constant monitoring becomes crucial. Despite the importance of stakeholder analysis, it remains a significant gap in organizations. To find solutions to this problem, this investigation's main objective is to study the impact of Intelligent Systems on Stakeholder Theory. For this, after a literary review, two research questions were raised. The investigation is based on an inductive, exploratory study and was carried out from a non-probabilistic convenience sample. To obtain answers to the research questions, a hybrid approach of qualitative and quantitative methods was used, with an analysis of 13 interviews and 168 online questionnaires, respectively. The results obtained allow us to demonstrate that the use of Intelligent Systems related to the Stakeholder Theory in organizations becomes relevant and that the perception and knowledge of individuals, influenced or not by the benefits and challenges that the implementation of Artificial Intelligence can entail, becomes crucial in the decision to implement these systems in their companies.por
dc.description.abstractA constante evolução e mudança no mundo, tem forçado as organizações a repensar todo o seu modelo empresarial. Os Sistemas Inteligentes têm-se revelado bastante promissores em relação à gestão empresarial, aumentando o desempenho dos negócios através da simplificação de processos, aumento de eficiência e tomada de decisão. A importância da Teoria dos Stakeholders como parte integrante das análises das empresas torna-se evidente na medida em que todos os Stakeholders irão influenciar o ambiente empresarial em algum momento e por isso, torna-se crucial a sua monitorização constante. Apesar da importância da análise de Stakeholders, continua a ser uma grande lacuna nas organizações. No sentido de encontrar soluções para esta problemática, o principal objetivo desta investigação prende-se com o estudo do impacto dos Sistemas Inteligentes na Teoria dos Stakeholders. Para isso, depois de uma revisão literária, foram levantadas duas questões de pesquisa. A investigação é baseada em uma investigação indutiva, exploratória e foi realizada a partir de uma amostra não probabilística de conveniência. Na obtenção de respostas para as questões de pesquisa foi utilizado uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos com análise de 13 entrevistas e 168 questionários online, respetivamente. Os resultados obtidos permitem demonstrar que a utilização de Sistemas Inteligentes relacionada com a Teoria dos Stakeholders nas organizações torna-se relevante e que, a perceção e conhecimento dos indivíduos influenciada ou não pelos benefícios e desafios que a implementação da Inteligência Artificial pode acarretar, se torna crucial na decisão da implementação destes sistemas nas suas empresas.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArtificial intelligencepor
dc.subjectStakeholder theorypor
dc.subjectStakeholderspor
dc.subjectIntelligent systemspor
dc.subjectSoftwarepor
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectTeoria dos stakeholderspor
dc.subjectSistemas inteligentespor
dc.titleArtificial intelligence applied to stakeholder theorypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203127234por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
dc.subject.jelC12por
dc.subject.jelO32por
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jel1C Mathematical and quantitative methodspor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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