Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26762
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLangaro, Daniela-
dc.contributor.authorBarros, Lara Évora de-
dc.date.accessioned2022-12-22T14:13:17Z-
dc.date.available2022-12-22T14:13:17Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.date.submitted2022-09-
dc.identifier.citationBarros, L. É. de. (2022). Factors that influence attitude towards video on demand piracy [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26762por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26762-
dc.description.abstractDigital piracy is an issue that affects industries like the Vídeo On Demand (VOD) streaming services which lose clients that prefer to use unauthorized sources to watch content instead of subscribing to its providers. Thus, companies must understand what makes individuals have this attitude to lure them back to their platforms successfully. This study focuses on the factors that influence deviant media content consumption behaviors and which ones impact the attitude towards VOD Piracy. A survey with 275 valid responses from consumers of VOD content and an empirical study was undertaken. The results indicate that Easiness To Use and Subjective norms have a positive correlation while Morality has a negative correlation with attitude towards VOD Piracy. Price Fairness Perception was found to not have a significant effect on attitude. Furthermore, an analysis using Process Macro showed that individualism is a moderator of subjective norms which consequently affects its relationship with the attitude towards VOD Piracy. Due to morality, easiness to use, and subjective norms (moderated by individualism) being significant factors of attitude towards VOD Piracy as per the findings of this study, it is suggested that companies add features to their services that consumers value and cannot be copied by unauthorized sources since people opt to watch these contents without paying because overall they do not feel bad for doing it and it is accessible while they would do it if there were reasons (beyond the content) to support and value the brand as the price isn’t a significant factor.por
dc.description.abstractA pirataria digital leva as pessoas a optar por fontes ilegais em vez das plataformas de Video on Demand (VOD) para assistir conteúdo. Logo, as empresas devem compreender o que faz com que os indivíduos tenham esta atitude para os atrair de volta às suas plataformas com sucesso. Este estudo centra-se nos fatores que influenciam comportamentos de consumo de conteúdos desviantes dos meios de comunicação e quais os que influenciam a atitude em relação à Pirataria VOD. Foi realizado um inquérito com 275 respostas válidas e os resultados indicam que “Facilidade de utilização” e “Normas Subjetivas” têm uma correlação positiva enquanto a “Moralidade” tem uma correlação negativa com a atitude em relação à Pirataria de VOD. “Perceção de Equidade do Preço” não teve um efeito significativo na atitude. Ainda, uma análise utilizando Process-Macro, mostrou que o individualismo é um moderador das “Normas Subjetivas” afetando a sua relação com a atitude quanto à Pirataria de VOD. Devido à “Moralidade”, “Facilidade de Utilização” e “Normas Subjetivas” (moderadas pelo individualismo) serem fatores significativos de acordo com as conclusões deste estudo, sugere-se que as empresas acrescentem aos seus serviços características que os consumidores valorizam e que não podem ser copiadas por fontes não autorizadas, uma vez que as pessoas optam por ver estes conteúdos sem pagar porque, no geral, não se sentem mal por o fazerem e é acessível enquanto o fariam se houvessem razões (para além do conteúdo) para apoiar e valorizar a marca, sendo que o preço não é um fator significativo.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDigital piracypor
dc.subjectStreaming platformspor
dc.subjectMoralitypor
dc.subjectValores -- Valuespor
dc.subjectSubjective normspor
dc.subjectAtitude -- Attitudepor
dc.subjectEasiness to usepor
dc.subjectPrice fairness perceptionpor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.subjectComportamento -- Behaviorpor
dc.subjectOnline piracypor
dc.subjectVODpor
dc.subjectPirataria digitalpor
dc.subjectPlataformas de streamingpor
dc.subjectMoralidadepor
dc.subjectNormas subjetivaspor
dc.subjectFacilidade de utilizaçãopor
dc.subjectPercepção de equidade de preçospor
dc.subjectPirataria onlinepor
dc.titleFactors that influence attitude towards video on demand piracypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203127188por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_lara_evora_barros.pdf2,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.