Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26710
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMenezes, João Carlos Rosmaninho de-
dc.contributor.authorVieira, Alexandre Silva Ministro-
dc.date.accessioned2022-12-21T10:34:54Z-
dc.date.available2022-12-21T10:34:54Z-
dc.date.issued2022-11-28-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationVieira, A. S. M. (2022). The new way of clean clothing [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26710por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26710-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to determine a relation between supply chain concepts, as well as omnichannel retailing, and the laundry market. The aim is to relate the retail market with the laundry market, takings as basis e-commerce, with the expectation that a potential customer has the same behaviours when buying, within an e-commerce platform, in the retail market and in the laundry market. This is supported by a literature review in the fields of omnichannel, lastmile delivery, competitive advantage creation and customer behaviour, where the ongoing trends of e-commerce were identified. It was possible to identify that customers prefer digital solutions and online shopping, thus having a platform that merges the use of a mobile app with the physical service provided by the laundry companies will be a differentiating factor in the laundry market. Quantitative research conducted in the form of an online survey showed that the enquired population has interest in the value propositions presented to them, as most of the people that currently do their laundry at home were likely to recommend the idea to a friend or family member. The business plan elaborated to make the implementation of the idea possible identifies the key strategic, marketing, technological, organizational, and financial aspects, which allow for its evaluation, hypothetical funding, and implementation. The financial plan developed to analyse the viability of the project obtained encouraging results, as, considering demand predictions made, it would start generating profits from operations in less than 3 years.por
dc.description.abstractO propósito deste estudo é determinar a relação entre conceitos da cadeia de abastecimento, bem como retalho omni-canal, com o mercado das lavandarias. O objetivo é relacionar o mercado do retalho com o mercado das lavandarias, tendo como base o e-commerce, com a expectativa que o cliente tenha os mesmos comportamentos quando compra, numa plataforma e-commerce, no mercado do retalho e no das lavandarias. Isto é suportado por uma revisão de literatura nos campos de omni-canal, entregas last-mile, criação de vantagem competitiva e comportamento do cliente, onde as tendências de e-commerce foram identificadas. Foi possível identificar que os clientes preferem soluções digitais e realizar as suas compras online, pelo que ter uma plataforma que combine o uso de uma aplicação móvel com o serviço providenciado por uma lavandaria, seria um fator diferenciador nesse mercado. Investigação quantitativa foi realizada na forma de um questionário online, mostrando que a população inquirida tem interesse nas propostas de valor apresentadas, dado que a maior parte das pessoas que faz a sua lavagem e passagem de roupa em casa estariam inclinadas a recomendar a ideia a um amigo ou a um familiar. O plano de negócios elaborado para a implementação da ideia identifica os principais aspetos estratégicos, de marketing, tecnológicos, organizacionais e financeiros, que permitem a sua avaliação, hipotético financiamento e implementação efetiva. O plano financeiro desenvolvido para analisar a viabilidade do projeto obteve resultados encorajadores, pelo que, considerando a procura prevista, o mesmo começaria a gerar lucros operacionais em menos de 3 anos.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLast-mile deliverypor
dc.subjectCustomer behaviourpor
dc.subjectComércio eletrónico -- E-commercepor
dc.subjectCleanpor
dc.subjectPlano de negócio -- Business planpor
dc.subjectEntregas last-milepor
dc.subjectComportamento do clientepor
dc.titleThe new way of clean clothingpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203123468por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Internacionalpor
dc.subject.jelM13por
dc.subject.jelL81por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_alexandre_ministro_vieira.pdf1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.