Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26702
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuerreiro, João Ricardo Paulo Marques-
dc.contributor.advisorSilva, Catarina Ferreira da-
dc.contributor.authorUribe, Camilo Henao-
dc.date.accessioned2022-12-20T12:25:07Z-
dc.date.issued2022-11-28-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationUribe, C. H. (2022). From physical to digital: How Non-Fungible Tokens enable brands to legitimate products’ value in the counterfeit fight [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26702por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26702-
dc.description.abstractSince commerce has existed, brands have shared a quota of the market with their counterfeits. Physical elements that differentiate brands in the marketplace, such as name, shape, color, and even more intrinsic attributes like quality and design, have been deliberately stolen, seized, and copied. As manufacturing processes advance to create better quality products, so does the quality and ease of counterfeiting, making consumer question its authenticity. Within the last developments in cryptography and encryption, Blockchain solutions have been used to tackle counterfeits. However, they are still in early adoption. Therefore, the aim of this study was to investigate the effects on the value’s perception, and the buying intention of products endorsed by a Blockchain application defined as Non-Fungible Tokens (NFT). The Theory of Planed Behavior was used to explain the intentions and assess the opportunity of implementing this new technology in the counterfeit fight. The results show that attitudes and behavioral Beliefs can lead to the acceptance of NFTs. However, the opinion of others plays the most determining factor in the buying intention. As brands make a shift to digital content and retail starts its path towards digital integration, the present study shows the potential of new digital solutions within physical applications.por
dc.description.abstractDesde o surgimento do comércio, as marcas têm partilhado quota do mercado com as suas falsificações. Os elementos físicos que determinam uma marca no mercado, como nome, cores, e inclusive atributos mais inerentes, como a qualidade e o desenho, têm sido deliberadamente subtraídos e copiados. Na medida que os processos de manufatura melhoram, para criar produtos melhores e de melhor qualidade, igualmente a facilidade e qualidade das falsificações melhora, criando maior confusão no consumidor no relacionado à autenticidade dos artigos. Como o conflito contra as falsificações é tão antigo como o comércio, diferentes estratégias têm sido utilizadas para enfrentar o problema, e até a data nenhuma tem concluído a luta. Embora as soluções baseadas em Blockchain para combater as falsificações estejam ainda numa etapa muito prematura, o objetivo deste estudo é investigar os efeitos na perceção de valor e as intenções de compra dos produtos certificados pela aplicação do Blockchain chamada Non- Fungible Tokens (NFT). Através da aplicação da Teoria do Comportamento Planeado foi possível explorar as oportunidades de aplicar esta nova tecnologia no combate às falsificações. Os resultados mostram que as atitudes e as crenças comportamentais podem levar à aceitação dos NFT, no entanto a opinião dos outros tem um papel fundamental na intenção de compra. Enquanto as marcas se estão a adaptar ao novo modelo digital e o retalho começa a explorar integrações no mundo digital, o presente estudo mostra o potencial das novas soluções digitais.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectCounterfeitpor
dc.subjectBrandpor
dc.subjectProduct authenticitypor
dc.subjectCertificação -- Certificationpor
dc.subjectBlockchainpor
dc.subjectNon-Fungible Tokenspor
dc.subjectFalsificaçõespor
dc.subjectMarcapor
dc.subjectAutenticidadepor
dc.titleFrom physical to digital: How Non-Fungible Tokens enable brands to legitimate products’ value in the counterfeit fightpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203121139por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
dc.date.embargo2025-11-27-
dc.subject.jelM30por
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jelL81por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_camilo_henao_uribe.pdf
  Until 2025-11-27
2,31 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.