Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26663
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Sandra Maria Correia-
dc.contributor.advisorRodrigues, Mariana de Oliveira Berga-
dc.contributor.authorNovack, Julia Ryan-
dc.date.accessioned2022-12-16T11:48:01Z-
dc.date.issued2022-11-28-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationNovack, J. R. (2022). The impact of film-induced tourism, emotional responses and lifestyle patterns on behavioral intentions to travel to a destination [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26663por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26663-
dc.description.abstractThe goal of this dissertation is to understand how film-induced tourism impacts tourists’ desires to travel to a destination regarding the constructs of affective image, empathy, lifestyle patterns and behavioral intentions. The location studied was Newport Beach, California in the context of the pilot episode of the television show The OC. This study uses quantitative mediation and moderated mediation designs, and shows all participants the episode of The OC. The findings of this study reveal that a television episode does influence affective image and behavioral intentions to travel, and empathy mediates this effect. However, the moderated mediation model demonstrated that lifestyle patterns were not a significant moderator, while empathy stayed significant. This study discusses the theoretical and managerial implications of its findings and examines future research that could help destination marketing organizations use film-induced tourism, affective image, empathy and behavioral intentions to their advantage.por
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação prende-se com o entendimento de como o turismo induzido por filmes influencia os desejos dos turistas de viajar para um destino, tendo em atenção a imagem afetiva, empatia, padrões de estilo de vida e intenções comportamentais. O local estudado foi Newport Beach, Califórnia, no contexto do episódio piloto do programa de televisão The OC. Este estudo utiliza uma metodologia quantitativa, com mediação e moderada e mostra a todos os participantes o episódio de The OC. Os resultados deste estudo revelam que um episódio de televisão influencia a imagem afetiva e as intenções comportamentais de viajar, e a empatia medeia esse efeito. No entanto, o modelo de mediação moderada demonstrou que os padrões de estilo de vida não são um moderador significativo, enquanto a empatia permaneceu significativa. Este estudo discute as implicações teóricas e práticas de suas descobertas e examina pesquisas futuras que possam ajudar as organizações de marketing de destino a usar o turismo induzido por filmes, a imagem afetiva, a empatia e as intenções comportamentais a seu favor.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectFilm-induced tourismpor
dc.subjectEmotional responsespor
dc.subjectAffective imagepor
dc.subjectEmpathypor
dc.subjectBehavioral intentionspor
dc.subjectTelevisão -- Televisionpor
dc.subjectDestination marketingpor
dc.subjectTurismo induzido por filmespor
dc.subjectRespostas emocionaispor
dc.subjectImagem afetivapor
dc.subjectEmpatiapor
dc.subjectIntenções comportamentaispor
dc.subjectMarketing de destinopor
dc.titleThe impact of film-induced tourism, emotional responses and lifestyle patterns on behavioral intentions to travel to a destinationpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203120647por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Hotelaria e Turismopor
dc.date.embargo2024-11-27-
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_julia_ryan_novack.pdf
  Restricted Access
921,72 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.