Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26642
Autoria: Mekkaoui, Sarah
Orientação: Oliveira, Pedro Miguel Garcia de
Aleem, Aihoor
Data: 15-Nov-2022
Título próprio: The role and impact of the influencer marketing strategy in fashion companies: Farfetch case study
Referência bibliográfica: Mekkaoui, S. (2022). The role and impact of the influencer marketing strategy in fashion companies: Farfetch case study [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26642
Palavras-chave: Social media strategies
Influencer marketing
Purchase intention
Fashion industry
Estratégias de redes sociais
Marketing de influência
Intenção de compra
Indústria da moda
Resumo: Lately, we’re seeing a turning point in digital marketing, with the growing interest in digital influencers, whose mission is to share their opinions and thoughts on different brands or products with what we call ‘followers’ on different social media platforms. At first, this strategy has been fiercely contested, and many marketers were not sure of its effectiveness. It is by seeing more and more successful companies entirely basing their social media approach on these influencers, that it has officially now become proper marketing expertise. In this in-company project, the influencer marketing strategy of the online luxury marketplace FARFETCH will be analyzed to understand the importance this strategy can have in fashion companies. A literature review will help to identify the key aspects and concepts of this social media strategy. Moreover, an online survey on social media usage and influencer marketing allowed us to gather a strong database about the subject. A total of 126 answers have been collected and analyzed. This survey helped to highlight areas that Farfetch has not exploited yet and which could be considered as solutions and potential directions to further develop their influencer marketing strategy in the future. Four ideas have been presented in this thesis: (1) Farfetch should invest to develop stronger relationships with the influencers; (2) Farfetch should consider extending its influencer marketing strategy to new platforms such as Tiktok; (3) Farfetch should consider working with sustainable influencers; (4) Farfetch should also analyze the benefits of working with/creating their own virtual influencers. In this study, we realized that influencer marketing is a complex social media strategy that needs to be precisely studied by fashion brands in order to be a great success.
Nos últimos anos, temos assistido a um ponto de viragem no marketing digital, com o crescente interesse por influenciadores digitais, cuja missão é partilhar as suas opiniões e pensamentos sobre diferentes marcas ou produtos com o que chamamos de "seguidores" em diferentes plataformas de redes sociais. No início, esta estratégia foi ferozmente contestada, e muitos anunciantes não tinham a certeza da sua eficácia. Ao ver cada vez mais empresas bem sucedidas a basearem inteiramente a sua comunicação nas redes sociais com estes influenciadores, que se tornou oficialmente uma experiência de marketing adequada. Neste projeto, a estratégia de marketing de influenciadores do mercado de luxo online da empresa FARFETCH será analisada para entender a importância que esta estratégia pode ter nas empresas de moda. Uma revisão da literatura ajudará a identificar os aspetos e conceitos fundamentais desta estratégia das redes sociais. Além disso, um inquérito online sobre o uso das redes sociais e o marketing de influenciadores permitiu-nos reunir uma base de dados de opiniões sobre o assunto. Um total de 126 respostas foram recolhidas e analisadas. Este inquérito ajudou a destacar áreas que a Farfetch ainda não explorou e que poderiam ser consideradas como soluções e direções potenciais para desenvolver a sua estratégia de marketing de influenciadores no futuro. Foram apresentadas quatro ideias nesta tese: (1) A Farfetch deve investir para desenvolver relações mais fortes com os influenciadores; (2) A Farfetch deve considerar o alargamento da sua estratégia de marketing de influenciadores a novas plataformas como o Tiktok; (3) A Farfetch deve considerar o trabalho com influenciadores sustentáveis; (4) A Farfetch deve igualmente analisar os benefícios de trabalhar/criar os seus próprios influenciadores virtuais. Neste estudo, percebemos que o marketing de influenciadores é uma estratégia complexa nas redes sociais e que precisa de ser cuidadosamente estudada pelas marcas de moda para ser um grande sucesso.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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