Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26604
Autoria: Godinho, Catarina Pinto Pessoa
Orientação: Vaz, Maria João
Foà, Caterina
Data: 29-Nov-2022
Título próprio: No backstage do encontro entre setor privado e cultural: Um caso de estudo múltiplo no contexto da plataforma digital Portugal #Entraemcena
Referência bibliográfica: Godinho, C. P. P. (2022). No backstage do encontro entre setor privado e cultural: Um caso de estudo múltiplo no contexto da plataforma digital Portugal #Entraemcena [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26604
Palavras-chave: Plataforma digital
Marketplace
Financiamento privado
Digital platforms
Private funding
Resumo: Em 2020 a plataforma digital Portugal #Entraemcena (PEC) apresentou uma proposta inédita para promover o encontro entre agentes dos setores cultural e criativo e o setor privado comercial. Adotando um modelo de marketplace digital, assente num website, a PEC visava criar um (ciber)espaço, sujeito às leis da oferta e procura, facilitador do encontro e transação entre empresas e profissionais. Os objetivos de financiamento ou compra de produtos/serviços artísticos realiza-se através de modelos de funcionamento específicos: Ideias e Desafios. Considerando o seu impacto mediático imediato, mas fugaz, a investigação propõe aprofundar os conhecimentos sobre a PEC, descrevendo a composição do ecossistema que sustenta este movimento nacional de apoio aos setores cultural e criativo e analisando as efetivas formas de uso por parte dos agentes. Para responder à questão “Qual é a forma de participação de empresas comerciais com a PEC e de envolvimento com os agentes envolvidos no ecossistema da Portugal #Entraemcena?”o caso de estudo múltiplo analisa as experiências dos Desafios lançados por três empresas – Renova, Vodafone e Ageas- e discute as principais motivações e dinâmicas do seu envolvimento, oferecendo um mapeamento das diferentes intenções que movem agentes do setor privado a “entrarem em cena” e financiar projetos captados via PEC.
In 2020, the digital platform Portugal #Entraemcena (PEC) put forward an unprecedented proposal to promote the meeting between agents of the cultural and creative sectors with the commercial private sector. Adopting a digital marketplace model, based on a website, PEC aimed to create a (cyber) space, subject to the laws of supply and demand, facilitating the meeting and transaction between companies and professionals of the cultural and creative sector. The objectives of financing or purchasing artistic products/services are realized through specific operating models: Ideas and Challenges. Considering its immediate but fleeting media impact, the research proposes to deepen the knowledge about the PEC, describing the composition of the ecosystem that sustains this national movement of support for the cultural and creative sectors and analysing its’ effective forms of use by players enrolled in the platform. To answer the question "In what way do commercial companies participate within Portugal #Entraemcena and what is there involvement with the other parties involved in the ecosystem of Portugal #Entraemcena?" the multiple case study research analyses the experiences of the Challenges launched by three companies - Renova, Vodafone and Ageas- and discusses its main motivations and dynamics of their involvement, offering a mapping of the different intentions that move private sector agents to "enter the scene" and fund projects raised via PEC.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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