Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26588
Autoria: Correia, Cristina Maria de Paiva Martins Esteves
Orientação: Neves, José Soares
Data: 22-Nov-2022
Título próprio: Gestão de equipamentos culturais em pandemia de COVID 19: O caso do LU.CA Teatro Luís de Camões
Referência bibliográfica: Correia, C. M. de P. M. E. (2022). Gestão de equipamentos culturais em pandemia de COVID 19: O aso do LU.CA Teatro Luís de Camões [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26588
Palavras-chave: Restão de risco
COVID-19
Programação de artes performativas
Teatro
Estudo de caso -- Case study
Risk management
Performing arts programming
Theater
Resumo: A pandemia de COVID-19 que afetou Portugal entre 2020 e 2021 teve um profundo impacto no setor cultural, perturbando profundamente o funcionamento de inúmeros equipamentos culturais que se dedicam às artes performativas. A presente dissertação propõe analisar a reação de um teatro municipal lisboeta em específico a esta situação, o LU.CA – Teatro Luís de Camões, refletindo sobre o impacto da mesma na gestão de um teatro com uma programação direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes. A metodologia qualitativa utilizada ao longo deste estudo seguiu várias fases. Procede-se à revisão da literatura dos dois conceitos enunciados: gestão e COVID-19, seguindo-se o enquadramento do estudo de caso, complementado com entrevistas à responsável pela gestão do LU.CA, à diretora artística do teatro, aos vários diretores de departamentos do teatro e com odepoimento da autora, que regista a sua experiência enquanto diretora de produção desteequipamento. Esta investigação procura compreender se há necessidade de implementar uma estratégia de gestão de risco que acautele futuras situações extraordinárias que comprometem a atividade do teatro, avaliar as consequências do cancelamento, do reagendamento e da adaptação da programação do LU.CA para plataformas digitais e para o espaço físico (teatro) após as suas reaberturas e refletir sobre os contributos que situações de crise podem trazer para a futura gestão de risco. Conclui-se que é necessária a criação de uma estratégia de gestão de risco a nível organizacional e programático, tendo sido sugerida a participação das direções de cada departamento do teatro na sua elaboração.
The COVID-19 pandemic that affected Portugal between 2020 and 2021 had a profound impact on the cultural sector, deeply disrupting the activity of numerous cultural spaces devoted to the performing arts. His dissertation aims to analyze the reaction of a specific theater in Lisbon, LU.CA - Teatro Luís de Camões to the COVID-19 pandemic, reflecting on its impact on the management of a theater with a programming aimed exclusively at children and adolescents. This research applied the following methodology. The literature review of the two foundational concepts: management and COVID-19, followed by the framework of the case study is complemented with interviews to the responsible for the management of LU.CA, to the artistic director of the theatre, to the various directors of the theater’s departments. The testimonies are completed with the report on the author’s experience, as director of production of this equipment. This study intends to understand if there is a need to implement a risk management strategy to prevent extraordinary situations that compromise the theatre’s activity to evaluate the consequences of cancellation, rescheduling and adaptation of LU.CA the programming to digital platforms and to the physical space (theater) after its reopenings, and to reflect on the contributions that crisis situations can bring to future risk management. It is concluded that it is necessary to create a risk management strategy at the organizational and programmatic level, and it was suggested that the directorates of each department of the theater participate in its elaboration.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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