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dc.contributor.advisorGuibentif, Pierre-
dc.contributor.authorPinto, Cláudia Dias-
dc.date.accessioned2011-04-26T14:52:43Z-
dc.date.available2011-04-26T14:52:43Z-
dc.date.issued2011-04-26-
dc.date.submitted2010por
dc.identifier.citationPinto, C. D. (2010). O vínculo contratual como factor para a satisfação no trabalho: Estudo de caso num call center [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2655pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2655-
dc.description.abstractO presente trabalho centrou-se no estudo do vínculo contratual como factor determinante ou não para a satisfação no trabalho. Teve como objectivo principal tentar perceber se o vinculo contratual (Prazo/Efectivo) em ambiente de Call Center (ramo Seguros de Saúde) é um condicionalismo para a satisfação do trabalho, ou se estão subjacentes outros factores tão ou mais importantes, como por exemplo o ambiente de trabalho, relação com chefia/colegas entre outros. A realização do estudo em Call Center deveu-se ao facto de ser um trabalho que se enquadra na categoria de Trabalho Temporário que é considerado uma forma atípica de trabalho, no entanto estes contratos por vezes duram e perduram ao longo do tempo, ou seja, de temporários não tem nada, a grande diferença é que estes colaboradores não passam a efectivos não beneficiando das regalias que um contrato de efectivo dispõe. Face à dificuldade em se encontrar bibliografia sobre a questão do vínculo contratual, foi necessário fazer uma incursão sobre outras problemáticas que foram determinantes para a elaboração e compreensão do objecto de estudo. Por outro lado, e tendo em conta a triangulação presente no Contrato de Trabalho Temporário foi necessário estudar o papel das Empresas de Trabalho Temporário no mercado de trabalho, a legislação vigente em Portugal e o próprio Outsourcing. A satisfação no trabalho é decorrente de diversos factores extrínsecos e intrínsecos em relação ao ambiente no trabalho. O clima organizacional permite estudar a cultura da empresa e medir o grau de satisfação dos colaboradores nos seus diversos aspectos: supervisão exercida e feedback realizado, remuneração, desenvolvimento profissional e o trabalho em si. Os resultados do presente estudo foram examinados à luz da literatura considerada relevante: Trabalho Precário, Trabalho Temporário, Empresas de Trabalho Temporário (legislação) Call Centers, o conceito de Satisfação no Trabalho (destacando a Teoria dos Dois Factores de Frederick Herzberg) e o conceito de Clima Organizacional – e foram analisados com base nos dados recolhidos através do Inquérito por Questionário tratados respectivamente em SPSS.por
dc.description.abstractThis study focused on the study of the contractual relationship as a determining factor or not to Job satisfaction. Main aim was to try to understand the contract (Minimum / herd) in the Call Center environment (health insurance industry) is a constraint on the satisfaction of work, or are other underlying factors equally or more important, such as working environment, relationship with head/colleagues and others. The completion of the study Call Center due to the fact that a work that falls under the category of temporary work which is considered a form of atypical work, although sometimes contracts lasting and persist over time, ie of temporary has nothing, the big difference is that these contributors are not the actual benefit of the perks that a contract owner has. Given the difficulty in finding literature on the issue of contractual relationship, it was necessary to make an incursion on other issues that were instrumental in the development and understanding of the subject of study. Moreover, taking into account the triangulation in this Contract Temporary Work was needed to study the role of Temporary Employment Agencies in the labor market, existing legislation in Portugal and even outsourcing. Job satisfaction is a result of several extrinsic and intrinsic factors in relation to the environment at work. The organizational environment to study the culture of the company and measure the degree of satisfaction of employees in its various aspects: supervision and feedback performed, compensation, professional development and the work itself. The results of this study were examined in the literature as relevant: Precarious Work, Temporary Employment, Temporary Employment Agencies (law) Call Centers, the concept of Job Satisfaction (highlighting the Theory of Two Factors Frederick Herzberg) and the concept of Survey - and were analyzed based on data collected through the survey by questionnaire dealt with respectively in SPSS.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTrabalho precário -- Precarious workpor
dc.subjectTrabalho temporário -- Temporary jobpor
dc.subjectEmpresas de trabalho temporáriopor
dc.subjectCall centerpor
dc.subjectSatisfação no trabalho -- Job satisfactionpor
dc.subjectClima organizacional -- Organizational climatepor
dc.subjectTemporary employment agenciespor
dc.titleO vínculo contratual como factor para a satisfação no trabalho: Estudo de caso num call centerpor
dc.title.alternativeO vínculo contratual como fator para a satisfação no trabalho: Estudo de caso num call center-
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia-
thesis.degree.nameMestrado em Sociologia e Planeamento-
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologia-
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