Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26485
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Susana Henriques-
dc.contributor.authorGaspar, Sandra Maria Ribeiro-
dc.date.accessioned2022-11-28T12:26:26Z-
dc.date.available2022-11-28T12:26:26Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.date.submitted2022-09-
dc.identifier.citationGaspar, S. M. R. (2022). Marie Kondo, a especialista em organização minimalista, abre uma loja online: Foi esta uma decisão de gestão acertada? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26485por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26485-
dc.description.abstractMarie Kondo criou um negócio de sucesso à volta do seu método de organização minimalista, através de consultoria, livros, cursos, certificações, parcerias e programas de televisão. Construiu uma marca de lifestyle que responde à tendência emergente de “destralhar”. O seu método inspirou de tal forma um número elevado de pessoas que este teve impacto em vários sectores de atividade. Entretanto, em 2019 lançou uma loja online com dezenas de artigos, desde itens de organização, decoração, vestuário, até detergente para a roupa. Foi esta uma decisão de gestão acertada? O e-commerce, com crescimentos a dois dígitos anuais, tem atraindo cada vez mais empresa para a sua implementação, como via de crescimento de vendas, apresentando várias vantagens, como as baixas barreiras à entrada e os baixos custos de implementação e operação. Mas qualquer decisão estratégica deve representar valor económico acrescentado para a empresa e para o consumidor. Se a decisão estratégica põe em causa os valores e o posicionamento da marca, isso poderá levar a dano reputacional e consequentemente em impacto financeiro para a empresa. Com este caso de estudo, através de um exemplo real, procura-se mostra o impacto de decisões estratégicas na gestão das marcas, através da análise da reação do público alvo e da sociedade em geral partilhada nas redes sociais e nos media, bem como os fatores que poderão ter estado na base dessa decisão estratégica e as causas que contribuíram para o resultado da mesma.por
dc.description.abstractMarie Kondo has built a successful business around her minimalist organization method, through consultancy, books, courses, certifications, partnerships and television shows. She has created a lifestyle brand that answers to the emerging trend of decluttering. Her method inspired such a large number of people that it had an impact on various sectors of activity. However, in 2019 she launched an online store with dozens of items, from several categories such as organization items, decoration, apparel to laundry detergent. Was this a good management decision? With annual double-digit growth, e-commerce has increasingly attracted companies as a way to achieve sales growth, presenting several advantages, such as low barriers to entry and low costs of implementation and operation. But any strategic decision must represent added economic value for the company and for the customer. If the strategic decision jeopardizes the values and positioning of the brand, this could lead to reputational damage and, consequently, a financial impact on the company. This case study seeks to show the impact of strategic decisions on brand management, through the analysis of the target and society in general, reactions shared in media and social networks, as well as the factors that may have been behind this strategic decision and the causes that contributed to its outcome.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstratégias de desenvolvimento de negóciopor
dc.subjectGestão da marcapor
dc.subjectComércio eletrónico -- E-commercepor
dc.subjectPosicionamentopor
dc.subjectMarie Kondopor
dc.subjectBusiness growth strategypor
dc.subjectBrand managementpor
dc.subjectBrand positioningpor
dc.titleMarie Kondo, a especialista em organização minimalista, abre uma loja online: Foi esta uma decisão de gestão acertada?por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203099087por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jelM13por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_sandra_ribeiro_gaspar.pdf2,72 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.