Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26457
Autoria: Fernandes, Ana Cláudia Rodrigues Dinis
Orientação: Ferreira, Fernando Alberto Freitas
Ferreira, Neuza Cláudia Melo Quintino Freitas
Data: 10-Nov-2022
Título próprio: Deteção e desenvolvimento de novas oportunidades de negócio no contexto da sociedade 5.0: Uma abordagem sociotécnica
Referência bibliográfica: Fernandes, A. C. R. D. (2022). Deteção e desenvolvimento de novas oportunidades de negócio no contexto da sociedade 5.0: Uma abordagem sociotécnica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26457
Palavras-chave: Inovação tecnológica
Interpretive Structural Modeling (ISM)
Mapeamento cognitivo
Novas oportunidades de negócio
Sociedade 5.0
Cognitive mapping
New business opportunities
Society 5.0
Technological innovation
Resumo: A rápida evolução tecnológica, devido à sua abrangência, torna-se num grande desafio para os negócios e para a sociedade, uma vez que o aparecimento de diversas tecnologias digitais, plataformas e infraestruturas influenciam a forma como trabalhamos e vivemos. A Sociedade 5.0 – ou “super-smart society” – envolve um novo conceito na aplicação das inovações tecnológicas, sendo que o ser-humano contribui para a adaptação das tecnologias às atividades diárias em sociedade, algo que fomenta a aplicabilidade dos princípios da Sociedade 5.0 em diferentes âmbitos da existência humana. A transformação digital e o surgimento de novas tecnologias são os conceitos basilares da Sociedade 5.0. Neste âmbito, a presente dissertação tem como objetivo a construção de um modelo de apoio à tomada de decisão que estruture e hierarquize as novas oportunidades de negócio inseridas no contexto da Sociedade 5.0. A construção deste modelo tem como base uma ótica construtivista, com recurso ao debate e à partilha de opiniões de especialistas sobre o tema, bem como a combinação de metodologias, nomeadamente o mapeamento cognitivo e o método Interpretive Structural Modeling (ISM). Os resultados demonstram as áreas de atuação relevantes nas quais se inserem as novas oportunidades de negócio, que poderão ser uma ferramenta útil para orientação futura nos modelos de inovação.
Due to its openness, the fast technological evolution becomes a great challenge for businesses and society because the creation of new digital technologies, platforms and infrastructures influence how we work and live. Society 5.0 – or “super-smart society” – introduces a new concept in the application of technological innovations since human beings contribute to adapting technologies to daily activities in society or promote Society 5.0 applicability in different areas of human existence. The digital transformation and the emergence of new technologies are the basic concepts of Society 5.0. This dissertation aims to develop a decision-making support model that structures and hierarchizes new business opportunities inserted in the Society 5.0 context. This model adopts a constructivist approach by promoting debate between specialists and combining methodologies such as cognitive mapping and the Interpretive Structural Modeling (ISM). The results demonstrate the relevant action areas in which new business opportunities may arise, producing a valuable tool for future orientation in innovation models.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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