Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26429
Autoria: Carvalho, Ana Marta da Silva Pereira de
Orientação: Simaens, Ana Margarida
Data: 3-Set-2022
Título próprio: Fashion industry scandals: The media coverage afterward
Referência bibliográfica: Carvalho, A. M. da S. P. de. (2022). Fashion industry scandals: The media coverage afterward [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26429
Palavras-chave: Sustentabilidade -- Sustainability
Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility
Fast fashion
Agenda setting
Signaling theory
Mass media
Comunicação social
Resumo: Fast fashion is often described as cheap fashion, following the current trends that go rapidly from warehouses to the stores to our homes. The aim is to buy clothes that follow trends even if there is no need. Having the new collection of any brand that follows this concept becomes not only the step to popularity but also a step for the person to feel good in their skin. However, fast fashion has numerous negative consequences, among them, the pollution it causes. The goal of this dissertation is twofold. First, it aims to explore media coverage related to fast fashion events, namely media coverage and the tone attributed to media articles written about this topic, by using the agenda-setting theory to respond to the first research question. Second, it aims to understand if, after scandals, companies decide to change their corporate social responsibility (CSR) and if considered guilty by the press, how they act upon it, focusing on one specific case – approaching the signaling theory, answering to the second and third research questions. The results show that the information spread by the media around the world is not done uniformly. However, they also indicate that fast fashion has been a topic increasingly addressed, especially in neutral and negative events (signaling theory). This dissertation contributes to literature by qualitatively exploring the relationship between media attention and fast fashion scandals while following the post-scandal phase.
A fast fashion (moda rápida) é frequentemente descrita como moda barata, seguindo as tendências atuais que vão rapidamente dos armazéns para as lojas até às nossas casas. O objetivo é comprar roupa que siga as tendências, mesmo que não haja necessidade. Ter a nova coleção de qualquer marca que siga este conceito torna-se não só o passo para a popularidade, mas também um passo para que a pessoa se sinta bem na sua pele. No entanto, a fast fashion tem inúmeras consequências negativas, entre elas, a poluição que provoca. Esta dissertação tem como fim responder a três questões. Primeiro, visa explorar a cobertura mediática relacionada com eventos de fast fashion, nomeadamente a cobertura mediática e o tom atribuído aos artigos mediáticos escritos sobre este tópico, utilizando a teoria de agenda-setting para responder à primeira pergunta de investigação. Segundo, visa compreender se, após escândalos, as empresas decidem mudar a sua responsabilidade social corporativa (RSE) e se consideradas culpadas pela imprensa, como agem sobre ela, centrando-se num caso específico - abordando a signaling theory, respondendo à segunda e terceira perguntas de investigação. Os resultados mostram que a informação espalhada pelos meios de comunicação ao redor do mundo não é feita uniformemente. No entanto, indicam também que a fast fashion tem sido um tema cada vez mais abordado, especialmente em eventos neutros e negativos (signaling theory). Esta dissertação contribui para a literatura, explorando qualitativamente a relação entre a atenção dos meios de comunicação social e os escândalos de fast fashion, enquanto segue a fase pós-escândalo.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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