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dc.contributor.advisorSuleman, Fátima-
dc.contributor.authorMarcelo, Sofia Alexandre-
dc.date.accessioned2022-11-11T15:50:24Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-09-
dc.identifier.citationMarcelo, S. A. (2022). Políticas de formação profissional nas empresas Portuguesas: Academias de formação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26421por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26421-
dc.description.abstractA evidência científica no âmbito da formação profissional reconhece a sua importância no contexto organizacional, no entanto, poucos são os estudos que relacionam este tema com o desenvolvimento de academias de formação enquanto modelo de desenvolvimento de competências e aprendizagem contínua. Esta pesquisa visou identificar políticas de formação profissional contínua de uma amostra de empresas em Portugal. Na realização da pesquisa empírica foram utilizados dados de reposta ao inquérito específico e a amostra inclui 162 empresas, nacionais ou multinacionais. Os resultados mostram que existem quatro tipos de empresas que conjugam de forma diferenciada a existência de plano de formação e academia própria. Optou-se por designá-las por Estruturadas, Semi-estruturadas, Não-estruturadas e Avulsas. As empresas, designadas de Avulsas, têm uma academia, mas sem plano anual de formação. As outras têm um, dois elementos ou nenhum dos dois. Os dados mostram que a incidência de empresas Semi-estruturadas, as que têm um plano de formação, mas sem academia, é a maior na amostra. A evidência empírica indica ainda a importância das academias de formação como base importante para o desenvolvimento de competências nas organizações, apesar de se verificar que o recurso a estas para colmatar necessidades de formação profissional ainda não é generalizado.por
dc.description.abstractThe scientific evidence on professional training recognizes its importance in the organizational context, however, there are few studies that relate this theme to the development of training academies as a model for skills development and continuous learning. This research aimed to identify continuing professional training policies of a sample of companies in Portugal. The empirical research used specific survey response data and the sample includes 162 companies, national or multinational. The results show that there are four types of companies that combine in different ways the existence of a training plan and their own academy. We have chosen to designate them as Structured, Semi-structured, Unstructured, and Single. The companies, designated as unstructured, have an academy, but no training plan. The others have one, two, or none. The data show that the incidence of Semi-structured companies, those with a plan but no academy, is the highest in the sample. The empirical evidence also indicates the importance of training academies as an important basis for the development of competencies in organizations, despite the fact that the use of them to meet professional training needs is not generalized yet.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectDesenvolvimento de competências -- Skills developmentpor
dc.subjectAcademias de formaçãopor
dc.subjectQualificação profissional -- Professional qualificationpor
dc.subjectAcademic trainingpor
dc.titlePolíticas de formação profissional nas empresas Portuguesas: Academias de formaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203090713por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanospor
dc.date.embargo2023-11-03-
dc.subject.jelJ24por
dc.subject.jelM53por
dc.subject.jel1J Labor and demographic economicspor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Economia Políticapor
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