Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26420
Autoria: Chenque, Beatriz
Orientação: Rocha, Helena Maria Belchior Campos Costa Lourenço
Data: 4-Nov-2022
Título próprio: A sustentabilidade na prática dos assistentes sociais em Portugal
Referência bibliográfica: Chenque, B. (2022). A sustentabilidade na prática dos assistentes sociais em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26420
Palavras-chave: Sustentabilidade -- Sustainability
Serviço social -- Social work
Assistente social -- Social worker
Resumo: O presente trabalho aborda a Sustentabilidade e o Serviço Social e tem como objetivo compreender de que forma os estudantes de Serviço Social percecionam a sustentabilidade e a relacionam com a sua atividade profissional futura. Partindo de um estudo de natureza quantitativa, recorreu-se a um inquérito por questionário como técnica de recolha dos dados. O questionário foi desenvolvido e aplicado através da plataforma online Google Forms, divulgado por e-mail e através das redes sociais. A amostra compreendeu estudantes de Serviço Social, independentemente da instituição ou grau de ensino que frequentam, pertencentes ao universo de estudantes de Serviço Social em Portugal e que participaram no estudo de forma voluntária. Os principais resultados obtidos demonstram que os estudantes de Serviço Social reconhecem a importância de todas as dimensões da Sustentabilidade e a sua ligação com o Serviço Social, embora, não tivesse sido algo em que tenham pensado antes de escolherem o curso. Foi também visível que a Sustentabilidade tem vindo a ser abordada ao longo do curso de Serviço Social, no entanto, não de uma forma prática ou explícita nos planos de estudos. Através das questões de resposta aberta presentes ao longo do questionário, os estudantes deixaram vários contributos sobre a forma como a Sustentabilidade pode ser aplicada na prática dos Assistentes Sociais, referindo a importância do reconhecimento da profissão neste processo.
This work focuses on Sustainability and Social Work and aims to understand how students of Social Work perceive sustainability and relate it to their future professional activity. Based on a quantitative study, a questionnaire survey was used as a data collection technique. The survey was developed and applied through the online platform Google Forms, disseminated by email and through the social networks. The sample included Social Work students, regardless of the institution or degree they attend, belonging to the universe of Social Work students in Portugal and who participated in the study on a voluntary basis. The main results obtained show that Social Work students recognise the importance of all dimensions of Sustainability and its connection with Social Work, although it was not something they had thought about before choosing the course. It was also visible that Sustainability has been addressed throughout the Social Work course, however, not in a practical way or in an explicit manner in the study plans. Through the open-ended questions in the survey, students left several contributions on how Sustainability can be applied in the practice of Social Workers, highlighting the importance of the recognition of the profession in this process.
Designação do Departamento: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Designação do grau: Mestrado em Serviço Social
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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