Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26413
Autoria: Santo, Ana Cristina Xarepe Barroso da Silva
Orientação: Marques, Susana Maria dos Santos Henriques
Data: 11-Out-2022
Título próprio: A hora de dar voz à marca “Azeite de Portugal”: Plano de comunicação
Referência bibliográfica: Santo, A. C. X. B. da S. (2022). A hora de dar voz à marca “Azeite de Portugal”: Plano de comunicação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26413
Palavras-chave: Comunicação integrada de marketing
Azeite de Portugal
Plano de comunicação
Integrated marketing communication
Olive Oil of Portugal
Communication plan
Resumo: A comunicação é hoje um dos mais poderosos catalisadores de transformação de comportamentos na sociedade. Comunicar é, através de diferentes canais, marcas ou ferramentas, uma necessidade. Comunicar bem é, independentemente dos canais, das marcas ou das ferramentas, uma prioridade. A comunicação integrada de marketing (CIM|) trata-se de uma estratégia de comunicação total cujo objetivo é construir uma relação com os consumidores mostrando-lhes como a marca e os seus produtos podem colmatar as suas necessidades e desejos, através de uma mensagem consistente em cada um dos pontos de contacto a que o consumidor poderá ter acesso. Nos últimos anos, Portugal sofreu uma revolução na qualidade dos azeites, fruto de um investimento realizado, no entanto, os consumidores continuam a não valorizar este produto... De forma a mudar este paradigma foi criado um plano de comunicação para a Associação Interprofissional da Fileira Olivícola, uma Organização Interprofissional, que tem como foco principal a promoção nacional e internacional do azeite de Portugal. Para tal, a autora recorreu a uma revisão de literatura, análise externa e interna para adquirir os conhecimentos base e orientações necessárias para criar o plano, bem como um questionário aos consumidores e entrevistas com especialistas da área, que garantiram uma visão clara do que é necessário para a valorização do produto pelo consumidor e, consequentemente, suportar o plano de comunicação elaborado. O Plano de Comunicação proposto considerou a metodologia, ao definir a estratégia de marketing, determinar os objetivos e mensagem, e ao criar sugestões para o mix de comunicação e delinear campanhas e atividades.
Communication is today one of the most powerful catalysts for behavior transformation in society. Communicating is, through different channels, brands or tools, a necessity. Communicating well is, regardless of channels, brands or tools, a priority. Integrated marketing communication (IMC|) is a total communication strategy whose goal is to build a relationship with consumers by showing them how the brand and its products can meet their needs and desires, through a consistent message at each of the contact points that the consumer can access. In recent years, Portugal has undergone a revolution in the quality of olive oils, the result of an investment made, however, consumers still do not value this product... In order to change this paradigm, a communication plan was created for the Interprofessional Association of the Olive Industry, an Interprofessional Organization, which has as main focus the national and international promotion of Portuguese olive oil. To this end, the author used a literature review, external and internal analyses to acquire the basic knowledge and guidance necessary to create the plan, as well as an online questionnaire and interviews with experts in the area, who ensured a clear view of what is necessary for the valorization of the product by the consumer and, consequently, to support the communication plan elaborated. The proposed Communication Plan considered the methodology, when defining the marketing strategy, determining the objectives and message, and creating suggestions for the promotional mix and delineating campaigns and activities.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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