Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26411
Autoria: Wenker, Maren
Orientação: Silva, Sílvia Costa Agostinho da
Data: 18-Out-2022
Título próprio: Physical exercise at the workplace: How do employees perceive such an offer and how is it related with their well-being?
Referência bibliográfica: Wenker, M. (2022). Physical exercise at the workplace: How do employees perceive such an offer and how is it related with their well-being? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26411
Palavras-chave: Employee well-being
Exercício físico -- Physical fitness
Saúde no trabalho -- Health at work
Employer branding
Bem-estar dos empregados
Marca da entidade patronal
Resumo: Many recent studies show that most adults do not exercise enough which causes massive health problems in society. Since most people spend a large part of their day at work, it seems applicable to offer physical activities there. Previous studies prove that there is a positive effect on the well-being, health, and fitness of employees when companies offer physical activity sessions at the workplace. However, it has not yet sufficiently been investigated whether such an offer also brings negative effects, for example participation pressure. The present qualitative study will close this gap in the literature. Furthermore, the relation to well-being will be investigated as well as the effect of a sports offer on the employer brand. For this purpose, 20 employees of a German software company, (in which professional stretching sessions, yoga and fitness sessions are offered) were interviewed. The results were examined with the help of a template analysis. The results show that sports in the workplace brings many positive effects. As exemplary effects can be mentioned: Likelihood of being able to concentrate better on work after an athletic break, health effects (for example, interruption of sitting behavior), and promotion of a sense of community through sports with colleagues. No negative effects, such as reduced self-esteem among less athletic employees or pressure to participate among employees, were identified. However, this is probably due to the very good working atmosphere and togetherness within the team in this particular company, which was emphasized several times by interviewees. A sports program benefits a positive employer brand and shows employer care but would never be the sole reason for an application. These results nevertheless show that every employer should invest in physical activity offers.
Muitos estudos recentes mostram que a maioria dos adultos não fazem exercício físico suficiente, o que causa enormes problemas de saúde na sociedade. Uma vez que a maioria das pessoas passa uma grande parte do seu dia de trabalho, parece aplicável oferecer actividades físicas nesse local. Estudos anteriores provam que existe um efeito positivo no bem-estar, saúde e aptidão física dos trabalhadores quando as empresas oferecem sessões de actividade física no local de trabalho. No entanto, ainda não foi investigado se tal oferta também traz efeitos negativos, por exemplo, pressão de participação. O presente estudo qualitativo irá colmatar esta lacuna na literatura. Além disso, a relação com o bem-estar será investigada, bem como o efeito de uma oferta desportiva sobre a marca do empregador. Para este efeito, foram entrevistados 20 empregados de uma empresa de software alemã, (na qual são oferecidas sessões de alongamento profissional, sessões de yoga e fitness). Os resultados foram examinados com a ajuda de uma análise de modelos. Os resultados mostram que o desporto no local de trabalho traz muitos efefeitos positivos. Como efeitos exemplares, podem ser mencionados: Probabilidade de se poder concentrar melhor no trabalho após uma pausa atlética, efeitos na saúde (por exemplo, interrupção do comportamento sentado), e promoção de um sentido de comunidade através do desporto com os colegas. Não foram identificados efeitos negativos, tais como a redução da auto-estima entre os empregados menos atléticos ou a pressão para participar entre os empregados. No entanto, isto deve-se provavelmente ao óptimo ambiente de trabalho e de união dentro da equipa desta empresa em particular, que foi enfatizado várias vezes pelos entrevistados. Um programa desportivo beneficia uma marca positiva de empregados e mostra o cuidado do empregador, mas nunca seria a única razão para uma candidatura. Estes resultados mostram, no entanto, que cada empregador deve investir em ofertas de actividade física.
Designação do Departamento: Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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