Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2641
Autoria: Correia, Ricardo Jorge de Castro
Orientação: Rodrigues, José Azevedo
Data: 2009
Título próprio: Aplicação do “Performance Prism” como modelo de orientação e monitorização estratégica: um estudo de caso aplicado ao Grupo Porto Bay Hotels
Referência bibliográfica: CORREIA, Ricardo Jorge de Castro - Aplicação do “Performance Prism” como modelo de orientação e monitorização estratégica: um estudo de caso aplicado ao Grupo Porto Bay Hotels [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2641>.
Palavras-chave: Desempenho
Estratégia
Parceiros
Objectivos
Performance
Strategy
Stakeholders
Goals
Resumo: Num mercado global e altamente concorrencial, a monitorização e análise integrada da performance estratégica é essencial para que as organizações atinjam os seus objectivos, alinhando as operações do dia-a-dia com a estratégia corporativa da organização. Tradicionalmente as praticas de gestão e de análise da performance são na grande maioria orientadas e baseadas em indicadores derivados de informação contabilística e financeira, limitando a leitura e análise a factos passados e com uma visão de curto prazo. Neste contexto de uma realidade actual, propomos aplicar a uma organização hoteleira em expansão um modelo de análise e medição de desempenho. Denominado de Performance Prism, o modelo defende que a monitorização da performance nas organizações deve sempre partir de objectivos estratégicos, resultado de um alinhamento entre os interesses de todos os stakeholders da empresa. Assim o Performance Prism, com uma orientação clara para os intervenientes em toda a cadeia de valor, encoraja os gestores e administração a considerar no seu processo de formulação de objectivos e de prossecução de estratégias associadas os factores de satisfação e contribuição desses mesmos stakeholders. O objectivo do trabalho será então o de estabelecer uma grelha integrada de medição da performance estratégica para o Grupo Porto Bay aplicando os princípios de Performance Prism, utilizando para isso todas as fontes de informação disponíveis na organização. Assim e utilizando o principio da não interferência com a realidade observada pretendemos, através de um processo de colecta, leitura, análise e sistematização da informação recolhida na organização, procurar explicitar como pode uma organização particular orientar a sua informação para monitorizar o seu desempenho dando assim aos gestores uma ferramenta sólida de apoio á decisão.
In a demanding and global market, monitoring and analyzing strategic business performance in a continuous and integrated manner is essential for enterprises to achieve excellence, and to better align daily operations with long-term strategies. Traditionally business performance is based on financial and accounting indicators, normally focused on past actions within short term orientation. In this context we propose to apply to a hotel group called Porto Bay Hotels an integrated measurement system called Performance Prism, which highlights that performance measurement should be the result of strategic objectives defined by organization, in a way that aligns managers and stakeholders interest. The Performance Prism, with its comprehensive stakeholder orientation, encourages managers to consider the wants and needs of all the organization’s stakeholders, as well as the associated strategies, processes and capabilities. The final propose is to build for Porto Bay Hotels a guideline using the Performance Prism Model, nurturing the capabilities for monitoring strategic goals and aligning it throughout all organization levels, using and organizing all the source data and information available in this organization and therefore providing a solid management tool for decision making.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Mestrado Performance Prism.pdf5,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.