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dc.contributor.advisorMoreira, Pedro Miguel dos Santos-
dc.contributor.authorGonçalves, Maria de Lurdes da Silva França-
dc.date.accessioned2011-04-19T11:38:51Z-
dc.date.available2011-04-19T11:38:51Z-
dc.date.issued2008-
dc.date.submitted2008-09por
dc.identifier.citationGONÇALVES, Maria de Lurdes da Silva França - Estudo do impacto da liderança na motivação dos colaboradores numa entidade rodoviária do sector empresarial do Estado em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2640>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2640-
dc.descriptionJEL Classification System: M12; M54por
dc.description.abstractAtendendo a que o desempenho dos empregados é de extrema importância para as organizações, torna-se imprescindível saber o que os motiva. Nesta perspectiva foi realizado um estudo através de questionário, que tem como objecto uma Entidade Rodoviária do sector Empresarial do Estado em Portugal O questionário é baseado no modelo de Diagnóstico do Trabalho de Richard Hackman e Greg Oldham e no modelo de avaliação dos estilos de Liderança de Robert Quinn. Este estudo tem por objectivos: Calcular o Índice Potencial Motivador (IPM) Apurar a correlação dos estilos de liderança encontrados e os IPM apurados Da análise geral do Diagnóstico do Trabalho ressalta que os factores mais fortes na organização e contexto dos postos de trabalho e das respectivas percepções dos trabalhadores são: a auto-motivação para o trabalho noção que os trabalhadores têm do significado, da responsabilidade e dos resultados do seu trabalho. Enquanto que os pontos fracos são: o feedback dos agentes a (in)satisfação com as remunerações a (in)satisfação com as chefias. Estabelecendo a comparação entre os estilos de liderança mais característicos na EP e os que apresentam maior valor de correlação, torna-se evidente que: É conveniente desenvolver dentro da empresa comportamentos de liderança que levem à gestão partilhada, à delegação e empowerment dos colaboradores, uma vez que o estilo de Facilitador é o menos percepcionado na empresa e cujos comportamentos, quando existem, estão mais directamente correlacionados com o IPM. Deverão ser intensificados os comportamentos típicos do líder Director. Estes comportamentos estão intimamente ligados ao processo produtivo e ao estabelecimento de objectivos e prioridades, cruciais para uma empresa em fase de mudança que se pretende competitiva e ao nível das melhores do seu ramo.por
dc.description.abstractTaking into account that the performance of the employees is of extreme importance for the organizations, it becomes essential to know what motivates them. In this perspective a study through questionnaire was carried out, having as subject a Road Entity of the Enterprise sector of the State in Portugal. The questionnaire is based on the model of Job Diagnostic Survey (JDS) Richard Hackman and Greg Oldham and on the Competing Values Model by Robert Quinn for the assessment of styles of leadership. The main purposes of this study are: To calculate Motivating Potential Score (MPS) To determine the correlation between styles of leadership and MPS From the general analysis of JDS stands out that the strongest factors are: Internal motivation Experienced meaningfulness; responsibility and knowledge of results Whereas the weakest points are: feedback from agents Pay satisfaction Supervisory satisfaction Comparing the most characteristic styles of leadership in the EP and the ones that present higher values of correlation, it becomes clear that: It is convenient developing leadership behaviours that lead to a concerned supportive style, towards delegation and empowerment of the collaborators, the style of Facilitator being the least perceived in the company its behaviours are the most directly correlated with the MPS. The typical behaviours of the leader Director need to be intensified. These behaviours are closely related with the productive process and the establishment of goals and priorities, therefore crucial for a company in a process of change that intends to be competitive and at the level of the best in class.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectDiagnóstico do trabalhopor
dc.subjectRecursos humanospor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectLeadershippor
dc.subjectJob diagnosticpor
dc.subjectHuman resourcespor
dc.titleEstudo do impacto da liderança na motivação dos colaboradores numa entidade rodoviária do sector empresarial do Estado em Portugalpor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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