Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/26318
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fonseca, Susana | - |
dc.contributor.author | Sousa, Isabel Neves de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T08:46:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-02 | - |
dc.identifier.citation | Sousa, I. N. de. (2022). As competências sócio-emocionais e a tecnologia: Jogo sério como forma de promover o autoconhecimento em crianças em contexto escolar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26318 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/26318 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de projeto enquadra três grandes temas, a aprendizagem sócio-emocional (SEL), o autoconhecimento e os jogos sérios. Tem como objetivo a criação de um jogo sério que promova a competência do autoconhecimento, em crianças e jovens, de idades compreendidas entre os 11-14 anos. A metodologia do estudo I, foi realizada através do projeto BeEmotional-Techie, com a participação de 110 professores de 4 países. Foi realizado um questionário de auto-relato de resposta aberta, onde tiveram de responder a 7 questões sobre as competências sócio-emocionais, a sua profissão e os jogos digitais. As respostas foram analisadas e foi possível concluir que as competências sócio-emocionais ajudam e influenciam a prática profissional dos professores e que os jogos digitais são um recurso já utilizado nas suas salas de aula. Foi ainda elaborada uma proposta de um jogo sério sobre o autoconhecimento. Este trabalho de projeto contribui para as pesquisas relacionadas com SEL e os jogos sérios em contexto escolar. | por |
dc.description.abstract | This project frames three major themes, social-emotional learning (SEL), self-awareness and serious games. It aims to create a serious game that stimulates the competence of self-awareness, in children and young people, aged 11-14 years. The methodology of study I was conducted through the BeEmotional-Techie project, benefiting from the collaboration of 110 teachers from 4 countries. An open-ended self-report questionnaire was provided, where they had to answer 7 questions about socio-emotional skills, their profession and digital games. The answers were analysed and it was possible to conclude that socio-emotional competences help and influence teachers' professional practice and that digital games are a resource already used in classrooms by them. A proposal for a serious game about self-awareness was also developed. This project contributes to research related to SEL and serious games in school contexts. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Aprendizagem sócio-emocional | por |
dc.subject | Autoconhecimento | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Jogos sérios | por |
dc.subject | Social-emotional learning | por |
dc.subject | Self-awareness | por |
dc.subject | Technology | por |
dc.subject | Serious games | por |
dc.title | As competências sócio-emocionais e a tecnologia: Jogo sério como forma de promover o autoconhecimento em crianças em contexto escolar | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 203080980 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências em Emoções | por |
dc.date.embargo | 2025-10-09 | - |
thesis.degree.department | Departamento de Psicologia Social e das Organizações | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_isabel_neves_sousa.pdf Restricted Access | 732,61 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.