Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26267
Autoria: Getman, Natalya
Orientação: Santos, Maria Conceição
Bajada, Thérèse
Data: 9-Dez-2021
Título próprio: Developing a digital nomads destination from the ground up
Referência bibliográfica: Getman, N. (2021). Developing a digital nomads destination from the ground up [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26267
Palavras-chave: Digital nomads
Tourism development
Digital nomads tourism
Remote workers
Destinations
Lifestyle mobility
Nómadas digitais
Desenvolvimento turístico
Turismo nómada digital
Trabalho remoto
Destinos
Estilo de vida móvel
Resumo: The society we live in is becoming more mobile. New technologies enable people to work remotely from anywhere. More people abandon their settled lifestyles to become digital nomads. Digital nomads work remotely and travel the world simultaneously. Destinations could benefit from their arrivals. Destinations and market players are trying to attract digital nomads by designing special offers and new visa policies. This thesis is looking into digital nomads tourism and potential ways for its development. The specific focus of the thesis is to find a way to develop digital nomads tourism in a destination where it did not exist on a large scale before. The case study is based on the example of the Madeira islands where in 2021 by initiative of the local government the destination started targeting digital nomads from around the world. With the help of this example and conducting a qualitative research some interesting findings emerged. These findings have helped to build a strategy development model that could be later adopted and implemented by other destinations. More destinations could become digital nomads destinations through careful planning, understanding the target audience, creating communities and hiring community leaders, working alongside with experienced entrepreneurs and digital nomads, building infrastructures and communicating the value of digital nomads tourism to the locals. It is also important to consider sustainability while planning a digital nomads tourism development in a destination with the specifics to each destination individually. The present case study is using the example of a small remote island where sustainability is crucial.
À medida que as novas tecnologias permitem mobilidade ao cidadão, aumenta o número de pessoas que abandonam o estilo de vida sedentário para se tornarem nómadas digitais. Estes trabalham de forma remota, enquanto simultaneamente viajam e são turistas. Compreendendo o valor acrescentado com a estadia de nómadas digitais, tem sido crescente o papel de governantes e de empresários no desenhando ofertas especificamente adequadas a este target. Esta tese, na forma de caso de estudo, analisa as potencialidades de desenvolvimento do destino “ilha da Madeira” no âmbito da procura pelo turismo nómada digital. Em 2021, por iniciativa do governo local, a ilha da Madeira iniciou a oferta dirigida ao público-alvo dos nómadas digitais de todo o mundo. A metodologia de investigação baseou-se nas informações secundárias da indústria e da empresa e em entrevistas em profundidade, cuja análise qualitativa permitiu desenhar um modelo de estratégia de desenvolvimento que poderá ser futuramente adaptado em outros destinos. Para outros destinos que pretendam focar-se nos nómadas digitais, o modelo conceptual deste estudo evidencia a importância do planeamento cuidado, de identificação das necessidades do público-alvo, do desenvolvimento de comunidades que trabalhem em cooperação com digitais nómadas, empreendedores na construção de infraestruturas e de criação de valor para ambos os habitantes (os locais e os digitais nómadas). O estudo ainda salienta a importância na sustentabilidade específica de cada destino no planeamento de turismo do nómada digital, sendo esse o exemplo analisado nesta tese: uma zona remota da ilha da Madeira onde a preservação sustentável é crucial.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Erasmus Mundus em Desenvolvimento de Turismo e Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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