Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26262
Autoria: Cintra, Thalita Tomázia de Alcântara
Orientação: Raposo, Otávio
Pinheiro, Mª do Carmo Morales
Data: 30-Set-2022
Título próprio: Pilates na educação física escolar: Uma experimentação em escolas públicas de Portugal
Referência bibliográfica: Cintra, T. T. de A. (2022). Pilates na educação física escolar: Uma experimentação em escolas públicas de Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26262
Palavras-chave: Pilates
Educação físcia escolar
Cultura corporal de movimento
School physical education
Body culture of movement
Resumo: Essa dissertação propôs pensar e apresentar o Pilates como um conteúdo a ser tratado pedagogicamente pela Educação Física em escolas públicas de Portugal, na busca por construir uma práxis mais potente para a formação dos estudantes. O principal objetivo deste estudo foi contextualizar e experimentar o Método Pilates que, como um saber da cultura corporal de movimento, problematiza e transcende a concepção de uma Educação Física voltada ao aperfeiçoamento das aptidões físicas e à perspectiva do desporto de alto rendimento. Metodologicamente recorri a elementos da pesquisa etnográfica, trazendo as observações, as entrevistas, os registros em diário de campo como alicerces para a construção das experimentações com o Pilates em duas escolas públicas portuguesas. O Pilates que é apresentado nas escolas propõe uma Educação Física crítica, criadora, que não trabalha apenas com a reprodução de movimentos corporais padronizados em busca de eficiência e eficácia, mas que explora a sensibilidade, o pensamento, e a (re)invenção dos corpos. Neste sentido, o Pilates usa o movimento corporal a favor da vida, e, nisso, coloca a técnica à serviço da vida, do corpo, diferentemente dos paradigmas da aptidão física que colocam o corpo, à serviço da técnica e, assim, de um sistema social que os submete/subjuga o tempo todo. A experiência com o Pilates, nesta concepção, demonstrou ser uma forte potência como um dos elementos da cultura corporal de movimento para a Educação Física escolar, indicando aos estudantes outros modos de se relacionar com seus próprios corpos, com outros modos de se conhecer, se apreciar e cuidar de si, usando o movimento corporal como linguagem expressiva e cultural.
This dissertation proposed to think and present Pilates as a content to be pedagogically treated by Physical Education in public schools in Portugal, in order to build a more powerful praxis for the students’ education. The main objective of this study was to contextualize and experience the Pilates Method which, as a knowledge of body culture of movement, problematizes and transcends the conception of a Physical Education focused on the improvement of physical skills and on the perspective of high performance sport. Methodologically, I resorted to elements of ethnographic research, bringing observations, interviews, field diary records as foundations for the construction of Pilates experimentations in two Portuguese public schools. The Pilates presented in schools proposes a critical, creative Physical Education, that does not work only with the reproduction of standardized body movements in Search of efficiency and effectiveness, but that explores sensitivity, thinking, and the (re)invention of the bodies. In this sense, Pilates uses body movement in favor of life, and, in this was, puts technique at the service of life, of the body, unlike the paradigms of physical fitness that place the body at the service of technique and, thus, of a social system that submits/subjugates them all the time. The experience with Pilates, in this conception, showed to be a strong power as one of the elements of body culture of movement for school Physical Education, indicating to the students other ways of relating with their own bodies,with other ways of knowing, appreciating and taking care of themselves, using body movement as an expressive and cultural language.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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