Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26237
Autoria: Raimundo, André Miguel Marques
Orientação: Piteira, Martinha do Rosário Fonseca
Data: 25-Jul-2022
Título próprio: Jogos online: Estudo exploratório da utilização das microtransações
Referência bibliográfica: Raimundo, A. M. M. (2022). Jogos online: Estudo exploratório da utilização das microtransações [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26237
Palavras-chave: Microtransações
Jogos online
Design de jogo
Microtransations
Online games
Cosmetics
DLC
Loot boxes
Resumo: Na presente dissertação pretendeu-se apresentar e descrever, sob uma perspetiva histórica, o aparecimento das microtransações no mercado dos jogos online, bem como a forma como estas se foram desenvolvendo até chegarmos aos dias de hoje - isto, aliadas aos vários modelos de negócio que, consequentemente, acabaram por evoluir conjuntamente com as microtransações e sua respetiva aplicabilidade. Além da descrição evolutiva dos referidos modelos de negócio, pretendeu-se, também, perceber como é que os tipos de microtransações existentes – mais concretamente, aplicados a cosmetics, DLC ou loot boxes – são percecionados a nível de literatura. Objetiva-se, assim, perceber a possível relação destes com os transtornos aditivos que, inclusive, foram identificados e reportados em alguns estudos literários prévios. Outro dos objetivos foi, ainda, o de demonstrar que a legislação mundial não é coerente nem clara na sua posição quanto à temática das microtransações - ou seja, não existe, até então, nenhuma entidade que consiga regular, ou até controlar, a utilização destas práticas em qualquer população-alvo, tendo como maior foco de preocupação os mais jovens. O estudo que se seguirá procura perceber o impacto percecionado das microtransações nos jogadores portugueses, de modo a aferir se os resultados que serão obtidos irão ao encontro relativamente às evidências já obtidas por investigações similares, reportadas pela literatura estrangeira.
This theoretical review intended to present and describe, from a historical perspective, the emergence of microtransactions in the online gaming market, as well as the way in which they developed until we reach the present day - that is, allied to the various business models. which, consequently, ended up evolving together with microtransactions and their respective applicability. In addition to the evolutionary description of these business models, it was also intended to understand how the types of existing microtransactions - more specifically, applied to cosmetics, DLC or loot boxes - are perceived in the literature. Thus, the objective is to understand their possible relationship with addictive disorders, which have even been identified and reported in some previous literary studies. Another goal was also to demonstrate that world legislation is neither coherent nor clear in its position on the subject of microtransactions - I mean, so far, there are no organizations that regulate, or even control, the use of these practices in any target population, with younger people as the main focus of concern. The study that will follow seeks to understand the perceived impact of microtransactions on Portuguese players, in order to assess whether the results that will be obtained are in line with the evidences obtained from similar investigations reported in foreign literature.
Designação do Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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