Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26215
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Rui Vinhas da-
dc.contributor.authorGuerra, Maria Zita Gonçalves da Costa Marques-
dc.date.accessioned2022-10-10T10:49:57Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.date.submitted2022-06-
dc.identifier.citationGuerra, M. Z. G. da C. M. (2022). Capturing the value of Demola at Instituto Politécnico de Setúbal: Promoting youth employability through problem-based learning [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26215por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26215-
dc.description.abstractHigh youth unemployment rate in the EU is both an economic and social challenge that needs to be overcome to allow for market cohesion and growth. This research demonstrates how Higher Education-Industry Cooperation (HIC) practices create value in terms of labor market integration. In particular it studies how the value of Demola can be evaluated and communicated. Demola is a HIC tool with roots in the Triple Helix model of innovation which brings together teams of multicultural and interdisciplinary students, guided by a previously trained teacher (Facilitator), to solve real-life problems posed by companies (Challengers). The basis of this study is a qualitative survey that was carried out at Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a Portuguese public high education institution, involving Demola stakeholders (students, teachers, companies, and both the institutional representatives from IPS and Demola Global). This study’s findings show that all stakeholders benefited from Demola, although in different forms. The key limitations of this research are the small sample size and the subjectivity of perceived benefits. Several key areas of future research are identified, whereby most importantly the need for commonly accepted HIC taxonomy and evaluation frameworks. We identify Demola’s main challenge as researching objective evaluation indicators that could further enhance this tool’s educational credibility.por
dc.description.abstractA elevada taxa de desemprego na União Europeia representa um desafio económico e social que necessita de ser ultrapassado de forma a permitir coesão e crescimento do mercado. Este estudo demonstra que práticas de Cooperação Educação-Indústria criam valor em termos de integração no mercado laboral. Em particular é estudada a forma de avaliar e comunicar o valor do programa Demola. O Demola é uma ferramenta de Cooperação Educação-Indústria, com raízes no modelo de inovação da Tripla Hélice, que junta equipas de estudantes multiculturais e interdisciplinares, guiadas por professores previamente formados (Facilitadores), com o intuito de encontrarem soluções para problemas reais de empresas (Desafiadores). A base do estudo é um inquérito qualitativo que foi levado a cabo no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), uma instituição pública de ensino superior portuguesa, tendo sido envolvidos os stakeholders do Demola (estudantes, professores, empresas e os representantes institucionais do IPS e do Demola Global). As conclusões deste estudo mostram que todos os stakeholders beneficiam do Demola, embora de diferentes formas. As principais limitações deste estudo são a reduzida dimensão da amostra e a subjetividade na perceção dos benefícios. São identificadas várias áreas para futura investigação, sendo as mais importantes as necessidades de uma taxonomia de Cooperação Educação-Indústria aceite de forma generalizada, bem como de ferramentas de avaliação. O principal desafio de investigação que identificamos no Demola é a pesquisa de indicadores que possam aumentar ainda mais a credibilidade educacional desta ferramenta.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectUniversity-Business-Cooperationpor
dc.subjectTriple Helix Modelpor
dc.subjectEntrepreneurship educationpor
dc.subjectEmpregabilidade -- Employabilitypor
dc.subjectProblem based learningpor
dc.subjectDemolapor
dc.subjectCooperação educação-indústriapor
dc.subjectModelo da Tripla Hélicepor
dc.subjectEducação sobre empreendedorismopor
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspor
dc.titleCapturing the value of Demola at Instituto Politécnico de Setúbal: Promoting youth employability through problem-based learningpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203057252por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedadepor
dc.date.embargo2023-07-06-
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_marques_guerra.pdf575,49 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.