Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26189
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, M.-
dc.contributor.editorRui A. Alves-
dc.contributor.editorIsabel Leite-
dc.date.accessioned2022-10-03T08:33:09Z-
dc.date.available2022-10-03T08:33:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.isbn978-65-87026-86-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26189-
dc.description.abstractLer é uma das mais notáveis invenções da humanidade e o objetivo principal do ensino básico. Contudo, muitas crianças têm dificuldades persistentes na aprendizagem da leitura. A aquisição da leitura é um processo moroso e complexo que requer a combinação de diversos mecanismos neurocognitivos e circuitos neuronais e é influenciada por fatores genéticos, neurobiológicos, percetivos/cognitivos e ambientais. A leitura proficiente é suportada essencialmente por regiões temporo-parietais e occipito-temporais do hemisfério cerebral esquerdo. É também nestes circuitos que se localizam as principais alterações associadas aos défices leitores (como é o caso da dislexia) e algumas das mudanças em resposta à intervenção na leitura. As neurociências têm-nos permitido conhecer melhor o cérebro, mas a sua influência direta nas práticas educativas e no minimizar dos défices leitores é ainda diminuta. O seu contributo mais imediato será provavelmente a identificação precoce (mesmo antes da aprendizagem da leitura) de neuromarcadores dos futuros défices leitores, o que permitirá intervir mais cedo sobre esses défices.por
dc.language.isopor-
dc.publisherMinistério da Educação (MEC)-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03125%2F2020/PT-
dc.relation.ispartofAlfabetização baseada na ciência (ABC): manual do curso ABC-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectDeficits de leitorespor
dc.subjectCérebro -- Brainpor
dc.subjectNeuromarcadorespor
dc.subjectNeurobiológicopor
dc.titleAs bases neurobiológicas da leiturapor
dc.typebookPart-
dc.pagination63 - 86-
dc.peerreviewedno-
dc.date.updated2022-10-03T09:31:47Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.subject.odsParcerias para a implementação dos objetivospor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-79299-
Aparece nas coleções:CIS-CLI - Capítulos de livros internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
boohPart_79299.pdf452,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.