Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/26189
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, M. | - |
dc.contributor.editor | Rui A. Alves | - |
dc.contributor.editor | Isabel Leite | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T08:33:09Z | - |
dc.date.available | 2022-10-03T08:33:09Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.isbn | 978-65-87026-86-2 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/26189 | - |
dc.description.abstract | Ler é uma das mais notáveis invenções da humanidade e o objetivo principal do ensino básico. Contudo, muitas crianças têm dificuldades persistentes na aprendizagem da leitura. A aquisição da leitura é um processo moroso e complexo que requer a combinação de diversos mecanismos neurocognitivos e circuitos neuronais e é influenciada por fatores genéticos, neurobiológicos, percetivos/cognitivos e ambientais. A leitura proficiente é suportada essencialmente por regiões temporo-parietais e occipito-temporais do hemisfério cerebral esquerdo. É também nestes circuitos que se localizam as principais alterações associadas aos défices leitores (como é o caso da dislexia) e algumas das mudanças em resposta à intervenção na leitura. As neurociências têm-nos permitido conhecer melhor o cérebro, mas a sua influência direta nas práticas educativas e no minimizar dos défices leitores é ainda diminuta. O seu contributo mais imediato será provavelmente a identificação precoce (mesmo antes da aprendizagem da leitura) de neuromarcadores dos futuros défices leitores, o que permitirá intervir mais cedo sobre esses défices. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Ministério da Educação (MEC) | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03125%2F2020/PT | - |
dc.relation.ispartof | Alfabetização baseada na ciência (ABC): manual do curso ABC | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Deficits de leitores | por |
dc.subject | Cérebro -- Brain | por |
dc.subject | Neuromarcadores | por |
dc.subject | Neurobiológico | por |
dc.title | As bases neurobiológicas da leitura | por |
dc.type | bookPart | - |
dc.pagination | 63 - 86 | - |
dc.peerreviewed | no | - |
dc.date.updated | 2022-10-03T09:31:47Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
iscte.subject.ods | Parcerias para a implementação dos objetivos | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-79299 | - |
Aparece nas coleções: | CIS-CLI - Capítulos de livros internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
boohPart_79299.pdf | 452,89 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.