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dc.contributor.advisorRosa, Álvaro Augusto da-
dc.contributor.advisorCosta, Cátia Miriam-
dc.contributor.authorCastela, Tiago Pereira Leite-
dc.date.accessioned2022-09-20T18:49:52Z-
dc.date.available2022-09-20T18:49:52Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.date.submitted2021-12-
dc.identifier.citationCastela, T. P. L. (2021). A internacionalização de empresas na perspetiva da diplomacia económica [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26155por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26155-
dc.description.abstractAs causas que conduzem ao sucesso da internacionalização das PMEs é um tema da maior importância para o crescimento das economias. Destaca-se, nesse âmbito, a diplomacia económica que tem um papel importante na dinamização do comércio internacional, tendo sido, em Portugal, realizados vários estudos nessa área. Contudo, essas investigações nunca aferiram, junto das empresas se a diplomacia económica, prosseguida pela AICEP, tem contribuído para o êxito das mesmas nos mercados internacionais. Para colmatar esse facto, esta investigação reuniu a opinião de 10 PMEs representativas da fileira exportadora nacional. Concluímos, desse modo, que a diplomacia da agência está principalmente direcionada para apoiar empresas definidas como prioritárias, ou seja, as que já se evidenciam mais no comércio internacional. E que as ações da agência, se centram num conjunto muito restrito de serviços e produtos, aquém das expectativas das PMEs, pelo que o acompanhamento e os meios utilizados foram dos aspetos a melhorar mais referidos nas entrevistas, devendo ser mais personalizados e direcionados para as necessidades das empresas. Concluiu-se também que as atividades da AICEP têm um impacto positivo no comércio internacional do país, globalmente considerado, ainda que a sua magnitude seja tida como sendo pouco significativa. Apesar de o modo de operar da AICEP ainda estar virado para uma abordagem orientada para dentro da organização, ele está, todavia, a passar por um momento de transformação. Como em qualquer organização, a melhoria do desempenho da agência é um processo gradual, sendo preciso tempo para desenvolver conhecimento e tirar partido da sua experiência acumulada.por
dc.description.abstractThe causes leading to the success of the internationalization of SMEs is a major theme for economies growth. In this context, economic diplomacy stands out, which plays an important role in boosting international trade, with several studies in this area having been carried out in Portugal. However, these investigations have never been assessed among companies whether economic diplomacy, pursued by AICEP, has contributed to their success on international markets. To address this issue, our research brought together the opinion of 10 SMEs representing the national export sector. Thus, we conclude that the agency's diplomacy is mainly aimed at supporting companies defined as priority, that is, those that are already more evident in international trade. And that the agency's actions focus on a very limited set of services and products, below the expectations of SMEs, so the follow-up and the instruments used were the most mentioned aspects to improve in the interviews, and should be more personalized and targeted to the needs of companies. It was also concluded that AICEP's activities have a positive impact on the country's international trade, globally considered, even though its magnitude is considered to be of little significant. Although AICEP´s mode of operation is mainly focused on inward-looking approach, nowadays is going through a moment of transformation. As in any organization, improving the agency's performance is a gradual process, and time is needed to develop and take advantage of the accumulated knowledge and experience.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectAICEPpor
dc.subjectPMEspor
dc.subjectInternationalizationpor
dc.subjectDiplomacia -- Diplomacypor
dc.subjectSMEspor
dc.titleA internacionalização de empresas na perspetiva da diplomacia económicapor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101604165por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Gestão Empresarial Aplicadapor
dc.subject.jelF13por
dc.subject.jelF20por
dc.subject.jel1F International economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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