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dc.contributor.authorBarreiros, José Jorge-
dc.date.accessioned2011-04-11T11:49:27Z-
dc.date.available2011-04-11T11:49:27Z-
dc.date.issued2011-04-11-
dc.identifier.issn1645-5983-17por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2612-
dc.description.abstractInformação e comunicação constituem dimensões cruciais de vida pública, recurso de bem-estar pessoal e colectivo e de actuação social esclarecida e responsável. Os sentidos dos seus desempenhos carecem de ponderação pública, adequada à sensibilidade do respectivo papel específico na vida social e política em democracia. A avaliação dos públicos de cidadãos é um dos prismas de análise a que interessa atender e valorizar. Neste texto analisam-se, e discutem-se implicações, dos resultados de uma pesquisa sobre a opinião de um público qualificado, jovem e utilizador da internet face à informação via media, na realidade portuguesa da 1ª década do século XXI. Sobressai o desajustamento entre quem informa e quem pretende informar-se, situando insuficiências e expectativas não correspondidas; a reivindicação de maior consideração dos media pelos seus utilizadores; o apelo à qualificação da oferta informativa, superando o desencontro com um público „exigente‟ insatisfeito com as propostas informativas disponíveis.por
dc.description.abstractInformation and communication are crucial dimensions of public life, resources of personal and collective well-being and enlightened and accountable social role play. The meaning of their performance need public scrutiny, adapted to the sensibility of their specific role in social and political life in democracy. The evaluation of the publics of citizens is one of the points of view to be considered and highlighted. This article analyses, and discuss implications, of the results of an investigation about the opinion of an qualified, young and internet user public about the information via media, in the Portuguese reality of the 1st decade of the 21st century. What highlights is a lack of coincidence between who informs and who wants to get information, pointing inefficiency and unfulfilled expectations; the claim for greater consideration of the media by its users; the call for a more qualified informative offer, overcoming the distance with a „rigorous public‟ displeased with the available media information offer.por
dc.language.isopor-
dc.publisherFim de Século Ediçõespor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectcidadaniapor
dc.subjectcomunicaçãopor
dc.subjectdemocraciapor
dc.subjectinformaçãopor
dc.subjectinteresse públicopor
dc.subjectjornalismopor
dc.subjectmediapor
dc.subjectpúblicospor
dc.subjectopinião públicapor
dc.subjectpolíticapor
dc.subjectregulaçãopor
dc.subjectcitizenshippor
dc.subjectcommunicationpor
dc.subjectdemocracypor
dc.subjectinformationpor
dc.subjectpublic interestpor
dc.subjectjournalismpor
dc.subjectpublic opinionpor
dc.subjectpoliticspor
dc.subjectregulationpor
dc.titlePúblicos, Informação e Media: A informação via media no olhar de um público qualificado e jovempor
dc.typearticlepor
dc.pagination1-24por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.journalTrajectospor
dc.distributionNacionalpor
dc.number17por
degois.publication.firstPage1por
degois.publication.lastPage24por
Aparece nas coleções:DS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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