Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26024
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrochado, Fernando Jorge Almeida Oliveira-
dc.contributor.authorBlondel, Marion Agnès Dorothée-
dc.date.accessioned2022-08-24T13:41:12Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.date.submitted2017-06-
dc.identifier.citationBlondel, M. A. D. (2017). Implementing a new business concept to develop virtual reality system accessibility [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26024por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26024-
dc.description.abstractIn a constantly evolving professional environment, the innovative technologies such as virtual reality, are taking a prominent place in companies’ willingness to modify their work and collaborative processes. Through the emergence of head-mounted display, we observe a democratization of this technology as well as an attraction to the advantages and benefits of its use. Nevertheless, the immersive and collaborative systems (CAVE, Powerwall, etc.) remain inaccessible for many companies due to different structural factors and a high implementation cost. With the sharing economy development being able to meet the companies’ new consumption patterns in a professional context, a new service can be launched allowing nonequipped companies to access this cutting-edge technology and the platforms users’ expertise through the immersive and collaborative solutions rental already present within the companies. A market study was conducted through semi-structured interviews as well as primary and secondary data analysis in order to determine the market potential and the needs of virtual reality equipment owners and potential users. At the market demand, RentinVR would provide the answer to this problematic in the form of an internet platform linking owners and potential users and allowing the rental process to be carried out there. To convince about the coherence, the viability and the strategy of this project, it is important to establish a precise plan outlined in this Business Plan.por
dc.description.abstractDentro de um ambiente profissional constantemente evoluindo, as novas tecnologias, como a realidade virtual, assumem um lugar preponderante na vontade das empresas de mudar os seus processos de trabalho e colaboração. Com o aparecimento dos capacetes de realidade virtual, nós observamos uma democratização desta tecnologia e uma atração para as vantagens e os lucros que trazem o seu uso. Não obstante, os sistemas imersivos e colaborativos (CAVE, Powerwall, etc.) permanecem inacessíveis para muitas empresas devido a vários fatores estruturais e um custo importante de instalação. Com o desenvolvimento da economia colaborativa que pode responder aos novos modos de consumo em um contexto profissional, um novo serviço pode ser lançado permitindo as empresas não equipadas de ter acesso a esta alta tecnologia e a perícia dos usuários destas plataformas através da locação dos sistemas imersivos e colaborativos já presentes dentro das empresas. Um estudo de mercado foi assim conduzido, por meio de entrevistas semi-diretivas e de análise de dados primários e secundários para determinar o potencial do mercado assim como as necessidades para os donos de equipamentos de realidade virtual e para os usuários. A pedido do mercado, RentinVR traria a resposta a esta problemática sob a forma de uma plataforma de internet interligando donos e usuários potenciais dos equipamentos de realidade virtual e permitindo efectuar o processo de locação. Para convencer da coerência, da viabilidade e da estratégia adotada para este projeto, é importante preparar um plano preciso descrito neste plano empresarial.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.subjectRealidade virtual -- Virtual realitypor
dc.subjectSharing economypor
dc.subjectPlano de negócio -- Business planpor
dc.subjectImplementation strategypor
dc.titleImplementing a new business concept to develop virtual reality system accessibilitypor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201729466por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
dc.subject.jelM20por
dc.subject.jelM21por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_marion_dotothee_blondel.pdf
  Restricted Access
1,96 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.