Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25807
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPires, Rui Pena-
dc.contributor.advisorSilva, Filipe Carreira-
dc.contributor.authorTaborda, Maria João Santos Ataíde da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-12T17:55:28Z-
dc.date.available2022-07-12T17:55:28Z-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.date.submitted2021-12-
dc.identifier.citationTaborda, M. J. S. A. da S. (2021). Valores e cinema: análise da avaliação de projetos de documentário em concursos de financiamento público (2007-2016) [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/25807por
dc.identifier.isbn978-989-781-693-2por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/25807-
dc.description.abstractEsta tese inscreve-se na área de produção sociológica que estuda a relação entre estruturas culturais e ação. Em concreto, procura-se observar, nos processos de avaliação artística, que sentidos são produzidos pelos atores em relação com o quadro normativo. Para tal, estuda-se as justificações que, ao longo de dez anos em Portugal, foram produzidas pelos júris de concursos públicos dos programas de apoio à criação cinematográfica para o género documentário. Para enquadrar a análise, mobilizam-se propostas teóricas sobre a questão dos valores e da sua institucionalização. Parte-se dos modelos teóricos sobre os valores (Nathalie Heinich) e a teoria da justificação (Luc Boltanski e Laurent Thévenot), para cruzar com a proposta do “programa forte” de sociologia cultural (Jeffrey C. Alexander) com apoio do conceito operativo de articulação (Hans Joas). Seguindo uma escala gradativa de observação, partindo do nível macrossociológico, são analisados os textos normativos internacionais que contribuem para configurar a relação entre o Estado português e o campo da produção cinematográfica enquadramento (focando sobretudo nos tratados e convenções do Conselho da Europa, UNESCO e União Europeia), a produção legislativa nacional, desde a criação do primeiro mecanismo público de apoio à criação cinematográfica, até aos atuais regulamentos dos programas de apoio à criação cinematográfica e, com maior profundidade, as avaliações realizadas pelos júris quanto ao critério designado por qualidade e potencial artístico e cultural dos projetos.por
dc.description.abstractThis thesis falls under the scope of the sociological study of the relation between cultural structures and action. Specifically, it aims to analyse, in the processes of artistic evaluation, which meanings are produced by the actors in relation to the normative framework. To this end, we investigated the justifications produced by the juries of public tenders for financial support to cinematographic creation for the documentary genre in Portugal, over a period of ten years. To frame the analysis, we mobilised theoretical proposals on values and their institutionalisation. Theoretical models on values (Nathalie Heinich) and justification theory (Luc Boltanski and Laurent Thévenot) are used as a starting point, aiming at crosschecking them with the "strong programme" in cultural sociology (Jeffrey C. Alexander), supported by the operative concept of articulation (Hans Joas). Following a gradual scale of observation, starting from the macro-sociological level, the analysis focuses on the international normative texts that contribute to frame the relationship between the Portuguese State and the field of film production (focusing mainly on the treaties and conventions of the Council of Europe, the UNESCO and the European Union), on the national legislation, from the creation of the first public mechanism to support cinematographic creation to the current regulations of support to film creation and, in greater depth, to the evaluations carried out by the juries regarding artistic and cultural quality and potential of the projects.por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/POCI-2010/SFRH%2FBD%2F23160%2F2005/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectValorespor
dc.subjectArtepor
dc.subjectNormaspor
dc.subjectJustificaçãopor
dc.subjectInstitucionalizaçãopor
dc.subjectArticulaçãopor
dc.subjectCriatividade da açãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectPolíticas culturaispor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectDocumentáriopor
dc.subjectValuespor
dc.subjectArtpor
dc.subjectNormspor
dc.subjectJustificationpor
dc.subjectInstitutionalisationpor
dc.subjectArticulationpor
dc.subjectCreativity of actionpor
dc.subjectEvaluationpor
dc.subjectCultural policiespor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectDocumentarypor
dc.titleValores e cinema: análise da avaliação de projetos de documentário em concursos de financiamento público (2007-2016)por
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101599064por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia-
thesis.degree.nameDoutoramento em Sociologiapor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_maria_silva_taborda.pdf1,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons