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dc.contributor.authorRodrigues, Danielle Rezende-
dc.contributor.authorSouza, Ana Carolina Magalhaes de-
dc.contributor.authorMello, José André Villas Boas-
dc.date.accessioned2022-07-07T14:36:18Z-
dc.date.available2022-07-07T14:36:18Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationRodrigues, D. R., Souza, A. C. M. de , & Mello, J. A. V. B. (2022). Assimetrias sociais, habitats de aprendizagem e capacitação para o Mundo VUCA: Estudo de caso sobre a “Casa da Inovação”. Cidades, Comunidades e Territórios, (44), 212-229. http://hdl.handle.net/10071/25756por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/25756-
dc.description.abstractO chamado Mundo VUCA é um conceito relacionado aos imprevistos e rapidez com que as mudanças ocorrem no mercado. O termo VUCA é um acrônimo das palavras inglesas Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, que significam volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. O objetivo deste artigo é identificar traços e características formativas incluídas no programa “Casa da Inovação” que busca ajudar jovens a lidar com o mundo VUCA e contribui para a redução de assimetrias sociais. Utilizou-se uma abordagem predominantemente qualitativa, fazendo uso da pesquisa documental e entrevista aberta com o gestor de políticas de inovação, e com análise de dados do projeto implantado na cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro (Brasil). Os resultados apontam para uma grande adesão da população a essa iniciativa e uma expansão de novas unidades. Porém, dado o tempo de maturidade do programa, ainda não é possível concluir a efetividade do mesmo em termos de empregabilidade, mas sim em termos de proposições formativas. O presente artigo identificou que as políticas públicas podem ser direcionadas para contribuírem com o desenvolvimento de uma região ou país. Entende-se que o monitoramento de demandas do mercado de trabalho é determinante para a redução de assimetrias. A implantação de espaços que não repitam os mecanismos de reprodução das desigualdades citadas por Bourdieu, pode permitir que indivíduos da localidade estudada possam estar mais bem preparados para o contexto de mutação empresarial vigente.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherDINÂMIA'CET-Isctepor
dc.relationUIDB/03127/2020por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectPolíticas públicas -- Public politicspor
dc.subjectCapacitaçãopor
dc.subjectTripla hélicepor
dc.subjectNova Iguaçupor
dc.subjectVUCApor
dc.titleAssimetrias sociais, habitats de aprendizagem e capacitação para o Mundo VUCA: Estudo de caso sobre a “Casa da Inovação”por
dc.typearticle-
dc.pagination212-229por
dc.peerreviewedyespor
dc.number44por
dc.description.versionpublicadapor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
iscte.journalCIDADES, Comunidades e Territóriospor
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