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http://hdl.handle.net/10071/25756
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rodrigues, Danielle Rezende | - |
dc.contributor.author | Souza, Ana Carolina Magalhaes de | - |
dc.contributor.author | Mello, José André Villas Boas | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-07T14:36:18Z | - |
dc.date.available | 2022-07-07T14:36:18Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, D. R., Souza, A. C. M. de , & Mello, J. A. V. B. (2022). Assimetrias sociais, habitats de aprendizagem e capacitação para o Mundo VUCA: Estudo de caso sobre a “Casa da Inovação”. Cidades, Comunidades e Territórios, (44), 212-229. http://hdl.handle.net/10071/25756 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/25756 | - |
dc.description.abstract | O chamado Mundo VUCA é um conceito relacionado aos imprevistos e rapidez com que as mudanças ocorrem no mercado. O termo VUCA é um acrônimo das palavras inglesas Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, que significam volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. O objetivo deste artigo é identificar traços e características formativas incluídas no programa “Casa da Inovação” que busca ajudar jovens a lidar com o mundo VUCA e contribui para a redução de assimetrias sociais. Utilizou-se uma abordagem predominantemente qualitativa, fazendo uso da pesquisa documental e entrevista aberta com o gestor de políticas de inovação, e com análise de dados do projeto implantado na cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro (Brasil). Os resultados apontam para uma grande adesão da população a essa iniciativa e uma expansão de novas unidades. Porém, dado o tempo de maturidade do programa, ainda não é possível concluir a efetividade do mesmo em termos de empregabilidade, mas sim em termos de proposições formativas. O presente artigo identificou que as políticas públicas podem ser direcionadas para contribuírem com o desenvolvimento de uma região ou país. Entende-se que o monitoramento de demandas do mercado de trabalho é determinante para a redução de assimetrias. A implantação de espaços que não repitam os mecanismos de reprodução das desigualdades citadas por Bourdieu, pode permitir que indivíduos da localidade estudada possam estar mais bem preparados para o contexto de mutação empresarial vigente. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | DINÂMIA'CET-Iscte | por |
dc.relation | UIDB/03127/2020 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Inovação | por |
dc.subject | Políticas públicas -- Public politics | por |
dc.subject | Capacitação | por |
dc.subject | Tripla hélice | por |
dc.subject | Nova Iguaçu | por |
dc.subject | VUCA | por |
dc.title | Assimetrias sociais, habitats de aprendizagem e capacitação para o Mundo VUCA: Estudo de caso sobre a “Casa da Inovação” | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 212-229 | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.number | 44 | por |
dc.description.version | publicada | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão | por |
iscte.journal | CIDADES, Comunidades e Territórios | por |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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