Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25686
Autoria: Martins, Ruben Alexandre Lopes
Orientação: Vieira, Jorge Samuel Pinto
Data: 3-Jun-2022
Título próprio: Novas expressões do áudio: o podcast no ecossistema mediático português
Referência bibliográfica: Martins, R. A. L. (2021). Novas expressões do áudio: o podcast no ecossistema mediático português [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/25686
Palavras-chave: Podcast,
Podcasting
Áudio
Novos Media
Rádio -- Radio
Audio
New Media
Radio
Resumo: O termo "podcast" surge em 2004 entre uma série de propostas para titular um fenómeno que surgia à boleia da presença de áudio nos "blogs". Contudo, a história do "podcasting" começa a traçar-se ainda antes de ter nome, tecnologia, produtores ou conteúdos. Na prática, os podcasts surgem como uma adaptação da esfera do áudio à era digital, recriando dinâmicas que a rádio já utilizara dezenas de anos antes. Esta "revolução do som", que investigadores como Richard Berry (2018) descrevem, surge num contexto de diferenciação da própria rádio, o "parente" mais próximo. Esta tese vem enquadrar o papel do "podcasting" em Portugal como parte do fenómeno de relevância do áudio na comunicação, fazendo uso de uma etodologia mista. Fruto de um novo estatuto social, o consumo de "podcasts" alargou-se chegando, em 2021, a 41,5% dos portugueses que utilizam a internet. Olhando para Portugal, a pouca profissionalização do meio, o reduzido distanciamento face aos modelos da rádio convencional e a deficiente monetização têm condicionado o desenvolvimento do formato. Apesar da facilitação do acesso à tecnologia, provocada pela simplificação das plataformas, de acordo com os dados recolhidos, o perfil do podcaster continua a não ser transversal: são sobretudo, mais homens do que mulheres, com capitais escolares elevados e mais novos do que velhos. Ainda assim, o "podcast" permitiu uma democratização no acesso ao ecossistema mediático.
The term podcast appears in 2004 among a series of proposals to title a phenomenon that arose because of the presence of audio on blogs. However, the history of podcasting begins to be traced even before it has a name, technology, producers, or content. In practice, podcasts emerge as an adaptation of the audio sphere to the digital age, recreating dynamics that radio had already used dozens of years before. This "sound revolution", which researchers such as Richard Berry (2018) describe, appears in a context of differentiation of radio itself, the closest "relative". This thesis frames the role of podcasting in Portugal as part of the phenomenon of the relevance of audio in communication, using a mixed methodology. As a result of a new social status, the consumption of podcasts has expanded, reaching, in 2021, 41.5% of Portuguese people who use the internet. Looking at Portugal, the few professionalization of the medium, the reduced gap from conventional radio models and the deficient monetization have conditioned the development of the format. Despite the facilitation of access to technology, caused by the simplification of platforms, according to the data collected, the profile of the podcaster is still not transversal: they are superb, more men than women, with more education and younger than old. Even so, the podcast allowed for a democratization of access to the media ecosystem.
Designação do grau: Doutoramento em Ciências da Comunicação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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