Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25666
Autoria: Concha, João Miguel Pereira
Orientação: Costa, Pedro Miguel Alves Felício Seco da
Data: 19-Mai-2022
Título próprio: Da revitalização urbana na Lisboa pós-EXPO'98: os festivais de arte(s) no espaço público
Referência bibliográfica: Concha, J. M. P. (2021). Da revitalização urbana na Lisboa pós-EXPO'98: os festivais de arte(s) no espaço público [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/25666
ISBN: 978-989-781-659-8
Palavras-chave: Espaço público
Festivais de arte(s) no
Festivalização da cultura
Lisboa pós-Expo 98
Revitalização urbana
Public space
Art(s) festivals
Festivalization of culture
Post-Expo'98 Lisbon
Urban revitalization
Resumo: A presente tese insere-se na linha de investigação que relaciona as actividades culturais e o espaço público urbano, centrando-se especificamente nos festivais de arte(s) que decorreram na cidade de Lisboa após a EXPO’98. Entre a realização da Exposição Mundial e a actualidade regista-se um incremento destas iniciativas efémeras, num contexto de transformações culturais e urbanísticas profundas para a capital portuguesa. A partir das tendências de ‘festivalização da cultura’ e de ‘eventificação das cidades’, evidenciadas globalmente na Pós-modernidade, convoca-se a discussão sobre dinâmicas e políticas concretas no espaço lisboeta. Com efeito, os processos pelos quais se promove a revitalização da cidade (renovação, regeneração, requalificação) têm conhecido objectivos e resultados muito diversos, mobilizando com frequência as actividades culturais e os ‘eventos’, com especial destaque para o formato ‘festival de arte(s)’, ainda não devidamente estudados sob esta perspectiva. Assim, a presente analisa a evolução destes festivais no período espaciotemporal em causa e a sua participação em processos de revitalização urbana, aferindo limites e potencialidades no tocante ao desenvolvimento territorial. Propõe-se um modelo para a avaliação dos impactos deste tipo de iniciativa cultural nos territórios e comunidades, aplicado a três casos de estudo aprofundado - Festival TODOS, iniciativas da Associação Extra]muros[, Festival PEDRAS - , e que, desejavelmente, suscitará futuras avaliações ou investigações. Em suma, problematiza-se o relevante papel do ‘festival de arte(s)’ e os seus efeitos no âmbito da sobrevivência e reinvenção das cidades contemporâneas, mormente para Lisboa, procurando inferir alguns princípios genéricos de actuação para promotores, programadores e decisores, entre outros.
This thesis is part of the research strand that relates cultural activities and urban public space, focusing specifically on the art(s) festivals that took place in the city of Lisbon after EXPO’98. There has been a considerable increase in these ephemeral initiatives since this World Exhibition took place, aggravated by a context of profound cultural and urban transformations for the Portuguese capital. Consequently, a discussion about concrete dynamics and policies in the Lisbon territory, globally evidenced in the post-modern trends of ‘festivalization of culture’ and ‘city eventfulness’, is addressed here. Indeed, the processes that foster a revitalization of the city (renewal, regeneration, requalification) have known very different goals and results, often mobilizing cultural activities and ‘events’, with special emphasis on the ‘art(s) festival’ format, not yet properly studied from this perspective. Thus, this work analyzes the evolution of these festivals in the spatiotemporal period in question and their participation in urban revitalization processes, assessing their limits and potential regarding territorial development. A model for the assessment of the impacts of this type of cultural initiative on territories and communities is proposed, notably applied to three indepth case studies - Festival TODOS, initiatives of the Extra]muros[ Association, Festival PEDRAS - , which will hopefully encourage future research and evaluations. In short, the important role of the ‘art(s) festival’ and its effects on the survival and reinvention of contemporary cities, especially for Lisbon, is discussed, seeking to infer some generic principles of action for promoters, curators and decision-makers, among others.
Designação do grau: Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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