Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25569
Autoria: Dias, Paula Odília Ferreira Pereira
Orientação: Kalakou, Sofia
Data: 22-Abr-2022
Título próprio: Exploratory analysis of Radio Frequency Identification implementation in Portuguese airports
Referência bibliográfica: Dias, P. O. F. P. (2022). Exploratory analysis of Radio Frequency Identification implementation in Portuguese airports [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/25569
Palavras-chave: Air cargo
Portuguese airports
RFID implementation
Successful factors
Drivers
Barriers
Carga aérea
Aeroportos portugueses
Implementação de RFID
Fatores de êxito
Impulsionares
Barreiras
Resumo: Cargo is an essential sector for the aviation industry representing 10-15% of the typical airlines business. During the pandemic, this sector was crucial to support the air carriers, representing one-third of the revenues (IATA, 2021a). Although passenger luggage mishandling has been the subject of various studies, little research has focused on improving the cargo side. RFID is a promising technology aiming to identify, locate and trace items. This dissertation analyzes institutional and chain drivers, barriers, and success factors for RFID implementation in Portuguese Airports. This environment was chosen due to the sector growth since 2016 and its poor technological development (ANA, 2020). To collect information, five structural interviews were conducted. The data analysis demonstrates that RFID implementation is driven by internal reasons: company and cargo services optimization. The complexity of the sector has differentiated barriers at the company and airport channel levels. Within the companies, restraints exist associated with the characteristics of the Portuguese business fabric and the partner reality (infrastructures, change resistance and financial conditions). In turn, airport adoption is constrained by the sector vision, the difficulty to manage various entities and the financial investment. The research shows that a cargo is a complex and connected sector, highly affected by business partner behavior, especially in Portuguese airports, where the cargo contribution is undervalued. Therefore, a successful implementation depends on the trust and acceptance of the technology, the chain commitment, and securing the necessary infrastructure.
A carga é um setor essencial na aviação, representando 10-15% do negócio típico das companhias aéreas. Durante a pandemia, este setor foi crucial para apoiar as transportadoras, representando um terço das receitas (IATA, 2021a). Embora o manuseio incorreto de bagagens de passageiros tenha sido amplamente estudado, poucos estudos se concentraram na melhoria do setor da carga. RFID é uma tecnologia promissora que visa identificar, localizar e rastrear itens. Esta dissertação analisa impulsionadores institucionais e da cadeia, barreiras e fatores de sucesso para a implementação de RFID nos aeroportos portugueses. Este ambiente foi escolhido devido ao crescimento do setor desde 2016 e ao seu fraco desenvolvimento tecnológico (ANA, 2020). Para recolher informação foram realizadas cinco entrevistas estruturais. A análise dos dados demonstra que a implementação do RFID é impulsionada por motivos internos: otimização da empresa e dos serviços de carga. O setor apresenta barreiras diferenciadas ao nível da empresa e do aeroporto (cadeia). Nas empresas, as barreiras estão associadas às características do tecido empresarial português e à realidade dos parceiros (infraestruturas, resistência à mudança e condições financeiras). Adicionalmente, a adoção aeroportuária é condicionada pela visão do setor, pela dificuldade de gestão das diversas entidades e pelo investimento financeiro. A pesquisa mostra que a carga é um setor complexo e interligado, altamente afetado pelo comportamento dos parceiros, especialmente nos aeroportos portugueses, onde a sua contribuição é subvalorizada. Portanto, uma implementação bem-sucedida depende da confiança e aceitação da tecnologia, do compromisso da cadeia e da garantia da infraestrutura necessária.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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