Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2545
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDuarte, Henrique-
dc.contributor.authorAssi, Juliana Paese-
dc.date.accessioned2011-03-29T11:45:08Z-
dc.date.available2011-03-29T11:45:08Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2008-12por
dc.identifier.citationASSI, Juliana Paese - Gestão de pessoas por competências na Yamaha [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2545>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2545-
dc.descriptionJEL classification system: O15 – human resources; D83 – information and knowledgepor
dc.description.abstractEste estudo tem o propósito de identificar quais as percepções dos colaboradores sobre o modelo de competências da Yamaha e quais os efeitos nas atitudes e comportamentos dos colaboradores. Especificamente, pretende analisar a relação entre a percepção geral dos colaboradores sobre o modelo, a percepção de apoio para o modelo e suas relações com as chefias para explicar seus comportamentos no trabalho, seu envolvimento com a empresa e seu sentimento de adequação. A amostra é composta por 100 colaboradores da Yamaha de diferentes trabalhos, idades e qualificações. A coleta de dados foi efetuada através da aplicação de um questionário e foram utilizadas análises de correlações e regressões para testar as hipóteses principais. Baseado nos resultados da pesquisa, concluímos que a maioria dos colaboradores apresentou uma atitude positiva sobre modelo de competências e que o aumento das atitudes positivas irão determinar um grande envolvimento e menos comportamentos de negligência. No final, foi discutido até que ponto a pesquisa contribuiu para um melhor entendimento da gestão de recursos humanos.por
dc.description.abstractThis study aims to identify what are the perceptions of employees toward the competency model of Yamaha and in what extent they affect employees’ attitudes and behaviors. Specifically it pretends to analyze the relationship between the general perception of employees toward the model, the perceptions of support to the model and their relationships with supervisors in order to explain their behaviors at work, their commitment toward the company and their feeling of adequacy. The sample is composed by 100 employees at Yamaha of different jobs, ages and qualifications. It was applied a survey and used made correlation and regressive analyses to test our main hypothesis. Based on the results of this research, it was concluded that most of employees show a positive attitude about the competency model, and that the increasing of positive attitudes will determine a greater involvement and less neglect behaviors. At the end it is discussed in what extent the research contributes to a better understanding of Human Resource Management.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectCompetênciapor
dc.subjectModelo de competênciaspor
dc.subjectGestão de recursos humanospor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectCompetencypor
dc.subjectCompetency modelpor
dc.subjectHuman resource managementpor
dc.subjectKnowledgepor
dc.titleGestão de pessoas por competências na Yamahapor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresas-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Juliana.pdf
  Restricted Access
565,32 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.